04 agosto, 2009

Antero Henriques in O JOGO...

... e a conexação com o que afirmámos aqui

Resumindo, o FC Porto termina a pré-época sem razões de queixa?

"Não é bem assim. Há algumas coisas que não entendemos. Por exemplo, tenho de manifestar estranheza pelo facto de a RTP, consecutivamente, colocar o FC Porto em terceiro lugar nos alinhamentos televisivos. Ou querem premiar a mediocridade ou então está em causa o interesse pessoal de algum responsável em particular. E esta é uma situação preocupante por se tratar da estação pública. Quando falamos de estações privadas falamos de objectivos comerciais e de políticas editoriais que são avaliadas pelo mercado, mas essa não pode ser a atitude da televisão pública, onde a isenção e a equidistância devem ser a regra. Pelos vistos não são e nós gostávamos de saber porquê."
OBS.
Mas, não é só a RTP, caro Antero, são todas as estações de TV de Lisboa! As privadas, por serem privadas, estarão isentas de trabalhar seriamente? Será mesmo argumento a levar em conta? Bem, se assim for, que tal fazermos um boicote à publicidade que lhes tem sido paga pelas empresas do Norte, e passarmos a publicitar os nossos produtos na TVGaliza e em Portugal em exclusivo para o Porto Canal? Por que não? A IKEA, por exemplo tem muitos clientes espanhóis, se for publicitada na Galiza ainda terá muitos mais. Ao que consta, até parece que está a precisar de gerar receitas... Senhores empresários do Norte, de que estão à espera?
Tanta gente a dar sugestões para irmos à luta [em vez de choraramos, como alguns melros dizem], então que tal começar por aqui? Haverá tom...tes para isso?

10 comentários:

  1. A prepósito: ainda ontem, num
    canal de Televisão que trabalha em directo às 20 horas, com um canal de Rádio que fala de desporto

    Lá estava um senhor de idade; que
    já anda nestas andanças à muito
    tempo como comentador;que gosta,
    que lhe façam umas festas de homenagem de comes e bebes; que lhe levem umas prendinhas.

    Ontem tinha como convidado:um senhor gordo, e malhado que diz
    ser actor de novela de televisão
    Lampião doente.Armado num verdadeiro desportista, com grande
    conversa de chacha,a mandar umas
    farpas ao FCPorto.

    Depois dava audiência pelo telefone
    a várias pessoas, que ele muito bem
    selecciona.Entre elas um doente lampião do Barreiro amigo dele, que
    é seleccionado todos os dias: só para dizer mal do FCPorto.

    Esta é comunicação social que temos
    "Vermelha" que ignora, o melhor clube português, o FCPorto.

    Sou da opinião; que o Norte não
    devia dar publicidade a esta gente.
    Como diz o ditado não dar (Perolas a Porcos).
    Se calhar, a TVGaliza tratava-nos com mais respeito, que estes
    Fariseus obstinados.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui, é óbvio que todos deviam ser independentes equidistantes, isentos, mas a televisão e a rádio pública, têm muitos mais responsabilidades. O remoque parece-me com destinatário conhecido: o benfiquista de Paredes, esse vermelho encardido e anti-portista primário, chamado Carlos Daniel.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Mas o benfiquista camuflado,aquele falso-manso, cobarde e não assumido benfiquista, do Carlos Daniel, pode bem com isso. Só que, acima dele há mais gente, com mais autoridade, que tinha o dever de ordenar a casa e não permitir estes abusos.
    Eu costumo olhar para a hierarquia de responsabilidades de cima para baixo e não ao contrário. Esse responsável, não devia contemporizar com este proxenetismo de Estado.

    Para além do mais, Aquele gajo é funcionário do Estado, está a representá-lo mal e, o que é inadmissível, está a ROUBAR-NOS A TODOS!

    Veja bem:

    Se você pagar um anúncio a um jornal para dizer que "O Estado português é ladrão e Corrupto", esse mesmo Estado tem alguma autoridade moral para o processar?
    Já reparou que nós chegamos a um ponto tal de passividade que já encolhemos os ombros a estas indec ências?

    ResponderEliminar
  4. (1) Um dos problemas mais graves que afectam actualmente a PGR consiste na mediatização da Justiça. Este é um problema que iniciou-se com o caso Casa Pia que precipitou a saída de Souto Moura (um homem do Porto por sinal e um dos responsáveis pela criação do DIAP no Porto) e que se tem arrastado ao longo dos tempos. A receita é velha e só agora chegou a Portugal: estes casos mexem com as feridas abertas no corpo do povo: os abusos sexuais de crianças, os enriquecimentos ilícitos em alturas de desemprego galopante e de perda de poder de compra da classe média, suscitam a ira popular que procura incansavelmente bodes expiatórios para os seus próprios pecados. A PGR tem sofrido imensa pressão mediática nesse sentido e fica a sensação de que, por vezes, procura esses mesmos bodes expiatórios.

    (2) Antes de entrar na análise futebolística gostaria apenas de salientar uma coisa. A mesma comunicação social que incessantemente pede vingança normalmente aponta como exemplos de má gestão autárquica políticos que não são cobaias de Lisboa: é o caso de Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro, Avelino Ferreira Torres, entre outros. Não posso conter o meu júbilo ao constatar que este justicialismo do MP conduziu à absolvição dos políticos nortenhos por manifesta falta de provas de à condenação dos impolutos municípios do sul do país como é o caso de Isaltino Morais, Carmona Rodrigues, entre outros.

    (3) A Futebolândia que envenena este país é outro caso de Justicialismo. O processo que foi lançado contra Pinto da Costa no ano transacto apoiado no Inquisidor-Mor Ricardo Costa roçou a vergonha e revelou no seu esplandor a fossa séptica em que o futebol português se encontra. Valeram-nos as instâncias internacionais que colocaram alguma justiça no caso. O favorecimento cada vez mais aberto ao Benfica já roça o ridículo numa época de crise financeira e fiscal onde o IVA está em 20% e a carga fiscal global rondam os 38%. É necessária a acção de blogs como este para esclarecer o povo da realidade em que vive e da crise profunda em que se encontra o sistema. E não falo como adepto do Porto: falo pura e simplesmente como cidadão português cujo poder de compra é gravemente afectado por uma carga fiscal ridícula que afecta os bens mais necessários ao povo (comprei recentemente um automóvel e paguei cerca de 1/3 do valor do carro em IVA+ISV) e que vê uma empresa falida a gastar milhões em jogadores em manifesto prejuízo ao Erário Público.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Rui Valente.

    eu tento evitar tudo o que é programação das tvs lisboetas(uma delas devia ser nacional,mas não é).
    eu vejo o Portocanal,
    ouço a rádio nova,
    compro o GP,
    e de vez em quando compro coisas bem feitas de lá de baixo.
    o que poderia ser feito era a autonomia da rtp porto,pelo menos nas manhãs e nas tardes com ambito regional ou seja,
    nortenho.
    ah e já agora os benfas,
    vão chorar outra vez!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Vejamos o caso do Porto Canal! Até o Director Geral, um tal Bruno Carvalho, foi candidato ao clube da mouraria e assume-se como um lampião dos três costados!

    Será que não existem Homens, que não tenham no seu curriculum o amor aos Mouros, capazes de dirigir um canal de TV nortenho?

    E estes empresários, uma grande maioria, querem lá saber do Porto e da região Nortenha!!! O que eles querem é continuar a "mamar" nos dinheiros que lhes dá o centralismo!

    Não é por aqui que conseguimos lá ir!

    Várias formas de agir para defender a cidade e a região, seria com boicotes de toda a ordem, nomeadamente contra empresários que defendem a capital do império falido. Boicotar eleições, boicotar comicios, boicotar pagamentos da taxa para a RTP, boicotar comprar artigos desses mesmos empresários, etc.etc.

    É urgente começar a fazer algo que se veja e que crie impacto nessa comunicação social, eu diria quase toda!

    Tentar conseguir que a Galiza invista mais no Porto, com os seus artigos, seus medias, suas influências, para podermos viver com aqueles que nos deixam oxigénio para a nossa livre respiração!

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Renato,

    Desse género de homens já não reza a História. Agora, não há homens de causas, há uma economia cega e abstracta que os conduz para onde for mais fácil fazer dinheiro [para eles].

    O resto, não lhes interessa, é telenovela. De vez em quando vão à TV dar uns bitaites para enganar os papalvos, e regressam a casa com a serena convicção do dever cumprido.

    ResponderEliminar
  8. LABAREDAS


    E agora, desanimado?

    Depois de um defeso em que não fez mais nada do que tentar colocar o FC Porto fora da UEFA Champions League, o «desanimado» andava estranhamente comedido, limitando o seu histerismo aos desempenhos estivais do clube que venera sem pudor jornalístico. O Labaredas já suspeitava das suas motivações. Hoje, todos percebemos porquê…

    Não é que a UEFA fechou de vez o tema que tanto alarido gerou, no arranque de um ano que levou o recordista de presenças na prova aos quartos-de-final da UEFA Champions League? O «desanimado» calculava que o desfecho seria precisamente este. Caso encerrado, percebeu?

    E agora? Como justificar a campanha e o despeito? Vai dizer que a UEFA é azul e branca e que estão todos fechados nos gabinetes de Nyon para agradar ao FC Porto? Vomite qualquer coisa, homem! Não fique calado. A vergonha não é característica que lhe possamos reconhecer, portanto… Diga o que pensa! Ou enfie-se num buraco…

    ResponderEliminar
  9. Esses comentários têm toda a razão de ser, mas então o que dirão os adeptos dos outros clubes, com muito menos tempo de antena!! Estão preocupados por o porto só ser falado em terceiro lugar, e os outros, que nem falados são?? Se é estação publica, então tem de falar de todos. Os portistas só estão preocupados com o FCP, estão-se a lixar para o Norte ou para a região. Só gostam de falar em nome do "Norte" quando lhes dá jeito!!!...

    ResponderEliminar
  10. César,

    você está cheio de razão quando diz que os adeptos dos outros clubes ainda têm mais motivos de queixa da comunicação social do que os chamados grandes [nem deste termo gosto].
    Porém, certamente que compreenderá e ,que a prioridade em termos de protagonismo e visibildade deve ser dada ao campeão, e como sabe, o FCPorto apesar de ser campeão é tratado como se não o fosse e com isso, estou convencido, que se for uma pessoa séria, você não estará de acordo.
    O que é errado é dizer que nós só queremos saber do Porto. É natural que falemos do Porto e que exijamos o tratamento que a nossa cidade e clube merecem. Mas você [não diz de onde é] pode e deve fazer o mesmo, porque o pior que se pode fazer é criarmos rivalidades quando o problema [Governo Centralista] está em Lisboa. E é lá que tudo se decide,meu caro, não no Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...