04 agosto, 2009

E assim se faz Portugal

Pinto Monteiro felicita Ministério Público
PGR diz que "sentimento de impunidade está a acabar"
[Fonte: PÚBLICO]

Depois de conhecida a sentença do Tribunal de Sintra aplicada a Isaltino Morais, o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, felicitou o “trabalho” do Ministério Público.Em declaração ao PÚBLICO, Pinto Monteiro diz que “como se vai comprovando, a justiça funciona e o sentimento de impunidade que existia em certos sectores está a acabar”. Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, foi hoje condenado a sete anos de prisão efectiva e a perda de mandato. O Tribunal de Sintra deu como provada a culpa do autarca em quatro crimes: fraude fiscal; abuso de poder; corrupção passiva para acto ilícito e branqueamento de capitais. E condenou-o a pagar uma indemnização de 463 mil euros ao Estado.O mesmo tribunal absolveu o autarca de um crime de participação económica em negócio e de outros dois crimes de corrupção passiva. A sentença será suspensa porque Isaltino Morais já apresentou recurso. À saída do tribunal fez saber que não pretende desistir da sua recandidatura ao cargo de presidente da câmara de Oeiras. "Vamos a votos", afirmou.
RoP
[comentário]
Gostava de acreditar nas palavras do Sr. Procurador, mas continuarei a manter sérias reservas em relação a estes julgamentos enquanto se parecerem com uma espécie de carne para canhão para fazerem esquecer ou branquear destacadas figuras com mais poder e influência que Isaltino Morais. Não estou a dizer que não deva ser condenado. Deve. Porque foram encontradas provas suficientes para tal. Mas a sensação com que ficamos é que a Justiça precisa de seleccionar algumas figuras conhecidas para proteger outras.
Temos o caso "Casa Pia" que se arrasta há oito anos nos tribunais, onde tudo continua por esclarecer, com sucessivos adiamentos, com os presumíveis pedófilos [criminosos] em regime de liberdade condicional que continuam a fazer uma vida aparentemente normal. Alguns, dão entrevistas para os jornais e televisões como se fossem pessoas altamente respeitáveis e o senhor Procurador não abre a boca sobre o assunto. Nada!
Dias Loureiro, foi manifestamente protegido pelo Cavaco até onde foi possível [o que não abona nada ao prestígio de um PR], e tudo aponta para que o bode expiatório tenha sido aquele homem doente que foi preso e levado à comissão de inquérito da AR acompanhado por guardas armados. Vamos lá ver se as minhas suspeitas têm um carácter tão "populista" como têm as do caso Casa Pia, que se limita a basear-se em factos concretos e não na minha imaginação.
Vale e Azevedo, continua a tratar a Procuradoria com o mesmo respeito que se tem por um bordel. Ri-se, goza nas barbas do país e da Justiça e lá vai fazendo a sua vida como se fosse o cidadão mais respeitável do planeta.
Luís Filipe Vieira, continua sem revelar as fontes do seu enriquecimento nem a origem dos fundos de capital para comprar jogadores caríssimos para um clube que está cheio de dívidas e sem receitas significativas da vendas de activos. O senhor Procurador e a Sra. D. Maria José, que tanto gostam de mostrar serviço com falsos trunfos noutros casos, neste, andam completamente distraídos. Se não andam, parecem...
ps-Dica gratuita: ontem chegou ao Aeroporto da Portela uma avião da Venezuela com toneladas de estupefacientes e seria importante que as autoridades passassem a dar informações públicas específicas sobre o eventual destino dessa criminosa fonte de capital. Até ver, as únicas e vagas informações que vamos tendo, limita-se à identificação do país ou região para onde se destinava a droga. Mas, às vezes, nem isso...

3 comentários:

  1. Se Vale e Azevedo é o que todos sabemos e Veiga, que o conhece muito bem Vieira, disse que o advogado fugitivo, ao lado do actual presidente do Benfica é um aprendiz, não será caso do M.P.procuarar saber o que quer dizer Veiga?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Vila Pouca,

    Devo informá-lo, que o M.Público «não pode» fazer essa investigação [segundo fontes fidedignas],por motivos de carácter de saúde. As mesmas fontes, asseguram que não se trata do vírus H1N1 [mais conhecido por gripe A].

    Trata-se de problemas audio-visuais que atacam as equipas que compõem a estrutura da PGR, que só actua na zona da segunda-circular, com particular agressividade das instalações do Estádio da Luz. Não conseguem ouvir e ver, nada!

    O grande enigma para a comunidade científica mundial, é não conseguirem explicar até hoje, qual a razão que provoca nas vítimas uma inversão radical dos sintomas, quando as investigações ocorrem na região do Porto, próximo do Estádio do Dragão,melhorando a visão e a audição para patamares de qualidade para níveis nunca antes observados. Consta até, que passam a ver e ouvir, a dobrar... Ou seja, turvo.

    ResponderEliminar
  3. Hà um ditado que diz "Quem tem amigos não morre na prisão".

    Este ditado, já passou de moda.
    Porque agora é "Quem tem amigos não vai lá para dentro".

    Não vale apena bater na ceguinha.
    No caso do benfica é: por mais
    "PESTE" que por lá ande,nenhuma
    justiça, ou autoridade mexe naquela
    gente.´

    Há vários exemplos:dívidas ao fisco
    M.F.Leite.nada.Vale Azevedo enquanto lá esteve P.G.R. nada.
    Dinheiros da Câmara de Lisboa para o benfica nada etc, etc.
    Isto; para não entrar na parte
    desportiva.Aí... deus me livre;
    são tantas, e tantas, que já lhe
    perdi a conta.

    Sai a palavra "A bem da Nação"
    Entra a palavra " A bem do Benfica"

    O PORTO`´E GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...