02 agosto, 2009

O prestígio internacional da marca FC Porto

Para avaliar o enorme prestígio internacional da marca FC Porto, que não saiu nada beliscada, antes pelo contrário, pelas urdiduras mesquinhas da mediocridade lusitana, basta ouvir esta entrevista de Jorge Nuno Pinto da Costa à importante Rádio Francesa RMC. Prestem especial atenção aos comentários dos comentadores após a entrevista. Um atractivo suplementar é ouvir o francês a la Mario Soares de JNPC. :-)

8 comentários:

  1. Caro António Alves,

    Oportuníssima, esta entrevista de Pinto da Costa.

    Sugiro aos leitores que tenham paciência para esperar pelo início da entrevista, ou então começar a ouví-la a partir dos 5'e 16'', terminando por volta dos 18 minutos.

    De destacar a elevação dos jornalistas franceses, que revelaram uma manifesta admiração e respeito pelo líder portista, a ponto de lhe perguntarem como é que faz para comprar barato e vender tão caro e considerarem o FCPorto o clube da Europa que melhor investe na América do Sul!

    Por cá, abundam os "jornadrogas", os más-línguas, invejosos, prováveis descendentes dos Miguéis de Vasconcelos...

    ResponderEliminar
  2. Rui, no fundo, é a confirmação escutada em língua francesa -insuspeita-, do que pensamos nós do Porto, alguma felicidade por arrasto, mas também muito trabalho, sabedoria e cuidado no modo como se observam jogadores, mas principalmente -para mim o mais importante- na forma como estes são abordados e contratados...Não é por acaso que estas relações com a maioria dos Clubes Estrangeiros, têm tido muito sucesso.
    Aqui é o velho ódio a ser destilado constantemente...Nós não temos o proteccionismo de ninguém, bem pelo contrário, daí ter que trabalhar assim, desta forma, vendendo activos.
    Realizar capital e investir de novo para voltar a concretizar no Futuro, sem perder competitividade, acreditando que o trabalho que se vai efectuar é de elevada qualidade.

    ResponderEliminar
  3. Vocês só me gozam! Pensam que todos têm a facilidade de falar várias línguas como os cavalheiros?
    Que tal dizerem por alto o que disse o Pinto da Costa e deixarem de dar baile aos pobres diabos que só falam o português?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Vila Pouca,

    o teor da entrevista anda à volta de factos já por nós conhecidos. Mas, o que é relevante é a curiosidade dos jornalistas em quererem saber qual era o "segredo" do FCPorto para comprar barato e vender caro, apresentando o exemplo de Cissokho e de outros.

    No fim da entrevista, há uma troca de impressões, "um balanço", entre os entrevistadores, com ambos a darem razão às respostas de PdC, e a questionarem-se por que é que os clubes franceses não conseguiam fazer o mesmo. Terminaram mesmo, [como é natural e justo] a reconhecerem o grande Líder que é PdCosta e a considerar o FCPorto como uma das melhores escolas de observadores de jogadores do Mundo .

    Não despiciente foi a diferença abissal, em termos de respeito e correcção, com as habituais entrevistas armadilhadas feita por jornalistas "portuguêses"...

    Um tiro mortal no slogan: "o que é nacional é bom"...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Sim no fundo é o que se pode inferir da entrevista, cá não respeitam o dirigente e muito menos o homem e do outro lado da fronteira as coisas mudam de figura, algo que nos faz ficar um pouco admirados...Nada do que ali foi dito é novidade, a necessidade de o Porto realizar dinheiro para manter o nível competitivo que tem...E realizar dinheiro em mais valias com jogadores que vai paulatinamente contratando, ano após ano...A razão para estas valiosas transferências está no sucesso dos jogadores que o Porto foi colocando de há muitos anos para cá nos diversos Clubes Europeus...Jogadores que agora são figuras de proa nos seus Clubes.
    Nomes?
    -Todos os sabemos, mesmo aqueles que foram vendidos em baixa são neste momento garantidamente, jogadores desejados...Dois nomes apenas, Diego e Fabiano!

    ResponderEliminar
  6. Lá diz o adágio: "santos da casa não fazem milagres".
    Nesta entrevista o essencial é a forma como o FCPorto é visto fora de portas. Com respeito e muita admiração.
    Curiosamente, na sexta-feira passada, procurei na net um canal que transmitisse o jogo do FCPorto na Peace Cup. Apanhei um canal espanhol. Surpreendeu-me a forma como analisavam o jogo, o conhecimento dos jogadores do Porto e os elogios ao clube e à sua gerência. Vindo dos espanhóis é um fenómeno. Elogiaram o presiente , que consideravam um Homem sagaz, conhecedor do futebol e um fantástico negociador. Chegaram mesmo a dizer que transformava em ouro qualquer jogador descoberto em qualquer lado, do Japão ao Paraguai...
    Elogiaram a organização do FCPorto, saliantando as vendas constantes e a descoberta de novos valores que mantinham a equipa como uma das mais competitivas do velho continente... Só elogios, só respeito e muita consideração. Fiquei admirado, não pela verdade, mas pelo grande conhecimento e reconhecimento que aqueles espanhóis tinham acerca do Melhor Clube Português...
    Infelizmente, por cá, é o que se sabe: os medíocres e invejosos só conseguem admirar perderores e derrotados e fidalgos arruinados...

    ResponderEliminar
  7. Estamos habituados a ver o FC Porto ser reconhecido apenas pelos portistas. No caso dos media, estamos habituados a que o FC Porto seja abordado sempre de forma a banalizar os êxitos e a serem levantadas suspeitas sobre tudo e sobre nada (nem as flatulências escapam).

    É pois natural que estas brisas vindas do estrangeiros nos encham de satisfação. Não só por serem elogios justos de alguém não portista (raríssimo por cá). Mas também por contrariarem a forma desprestigiante como os media portugueses nos tratam.

    Sendo a opinião dos media estrangeiros mais valiosa (não por serem estrangeiros mas por não se deixarem influenciar por clubites nacionais), mais saborosa ainda se torna a nossa satisfação.

    ResponderEliminar
  8. ENTREVISTA À LA CARTE:

    Consultem, façam perguntas.
    Ele é que sabe.
    Pinto da Costa suger: mas não diz
    tudo.
    É que o segredo da "Massa" está
    no molho.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...