01 agosto, 2009

Sectarismo anti-FCPorto até no luto

Nem mesmo ontem, quando noticiavam a perda do grande Bobby Robson, as televisões conseguiram dar um arzinho de isenção. Claro, que tendo Robson, em Portugal, conquistado apenas no Futebol Clube do Porto as maiores glórias, depois de ter sido despedido abruptamente pelo Sporting, de quem é que as televisões se foram lembrar para falar sobre ele:

  • Sousa Cintra e Eduardo Bettencourt, que o despediram
  • José Mourinho
  • Manuel Fernandes e Inácio

De Pinto da Costa, limitaram-se a reproduzir declarações escritas que fez noutros locais. O que seria normal neste caso, e muito mais coerente, seria procurarem opiniões junto do clube e dos jogadores que lhe facultaram as melhores condições [por ele mesmo reconhecidas] para ser campeão.

Mas, não lhes ocorreu tal lógica. Por motivos de força maior, fizeram mais do mesmo, com os pontinhos de hipocrisia do costume...

28 comentários:

  1. Nao me parece que se trate de sectarismo ( nao estou a negar que exista, como e obvio ). Pode dar-se o caso simples de que as televisoes nao tenham querido enviar uma equipa de filmagens ao Porto para recolher declaracoes, ja que sendo todas as estacoes em sinal aberto baseadas em Lisboa, se torne bastante mais pratico e economico viajar ate Alvalade do que ate as Antas.
    Da mesma forma que o Porto Canal tambem nao vai a Lisboa...sem sectarismos.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. São os hipocritas, os nojentos
    de sempre.
    Os chauvinistas, os ignorantes.
    Os invejosos, as mentalidades
    deformadas,os odiosos.

    Em Portugal: foi no FCPorto, que o
    Sr Bobby Robson ganhou títulos.
    Se há alguém, que reconhece o valor
    de B.R é os portistas, e sr presidente sr.Pinto da Costa.

    Mas mais uma vez, esta gentinha
    mal formada,fez um trabalho de
    bueiro.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  3. Caro Cidrais,

    considerar normal essa "lógica", é favor...

    A Porto Canal, ainda é uma criança, não tem dinheiro. Não me parece ser uma comparação feliz.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. A Impresa, empresa que detem a SIC, declarou uma quebra nos lucros de 80 e tal por cento.
    A Media Capital que detem a TVI, andava com prejuizos de tal ordem, que pretendia vende-la a PT ainda ha pouco.
    O Estado, que detem a RTP...so lhe posso dizer que a minha familia que mora no Porto e e contribuinte agradece que nao envie uma equipa de imagem numa deslocacao de 300 e tal quilometros para captar umas declaracoes sobre a morte de um ( grande ) treinador de futebol.
    Ficava bem aos habitantes e simpatizantes do Porto perder o discurso de coitadinhos perseguidos, que so nos prejudica. Ir a luta, como sempre fomos, e vencer parece-me atitude bem mais produtiva.
    De resto conheco bem o Porto Canal, ate ja trabalhei para eles, e sei que nao teem dinheiro para deslocacoes. Mas e a televisao que temos.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Para mim é novidade saber que as estações de TV tenham que deslocar equipas de filmagem de Lisboa ao Porto de cada vez que queiram colher imagens. Em praticamente todos os telejornais há imagens colhidas no Porto e até mais longe de Lisboa,o que implicaria que as tais equipes andassem num permanente vai-vem diário entre as duas cidades. Eu nunca trabalhei em TV mas não acredito que seja assim que isto funcione,o que quere dizer que o reparo do Rui Valente tem toda a razão de ser. Se o sr. Cidrais ainda não reparou que a descriminação anti-FCPorto existe,ou anda distraido ou...

    ResponderEliminar
  6. A TVI24 não tem ninguem cá no Porto?
    É mesmo preciso vir alguem da capital do império?
    De certeza?!!!!

    ResponderEliminar
  7. O comentário do Cidrais é ridículo.
    Então não há uma redacção da RTP no Porto - Monte da Virgem ?
    Porque será que o torneio de Amesterdam, teve um enviado especial da estação pública desde o primeiro dia, e na Peace Cup, o enviado especial só apareceu ao fim de vários dias e quando começaram a surgir as criticas?

    Enfim...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Cidrais,

    o seu raciocínio é espantoso!Fala das dificuldades financeiras da SIC e da TVI, como se isso fosse um sério argumento para justificar a manutenção do centralismo.

    Se as televisões lisboetas falirem, que lhes faça bom proveito, é aquilo que merecem por exercerem um trabalho SECTÁRIO E DESONESTO! Até aqui, governaram-se com a publicidade das empresas de TODO O PAÍS, mas não lhes deram em troca um serviço informativo equilibrado e indiscriminado! Normal para si, isto, não? Para si isto é choro, não é? Como eu o topo...

    «A sua família que mora no Porto e que agradece não ter de pagar os 300 KMs de custos para uma reportagem cobrir a morte de um (grande)treinador», não foi capaz de simplificar o problema analisando-o pela raíz, que se chama: despesismo centralista. Se o Porto tivesse uma divisão AUTÓNOMA da RTP, esse problema não se punha. E quando é ao contrário, quando são os nortenhos a ir a Lisboa, já acha bem?
    Você bem tenta encobrir, mas não é um portuense de gema. O que o perturbou foi o ter enaltecido um treinador que teve sucesso no Porto e foi escorraçado do Sporting? É duro ouvir factos, não é?

    Diga lá, não esconda o seu sportinguismo, aprenda a usar a frontalidade de um verdadeiro nortenho e não diga que é do Porto porque isso é uma grande hipocrisia e uma ofensa que nos faz.
    As pessoas do Porto não costumam ser assim, sabe. Só se forem estas novas gerações de imigrantes que arrastam consigo a clubite aguda da capital e quando cá chegam se arrogam o direito de nos pregar sermões.
    Você não faz o discurso dos coitadinhos, diz para ir-mos à luta. Vá lá, já agora humildemente lhe pergunto para nos explicar como é que você faz, como é que luta, que raio faz de relevante para vir para aqui com o discurso da tanga.
    Em Lisboa, não só choram como mamam à nossa custa e têm todo o tipo de amplificadores para se fazerem ouvir (os media) e você está caladinho, tal como o Rui Rio...Aposto como vai votar nele!

    Meu caro, o seu lugar não é este, e a sua terra NÃO É SEGURAMENTE O PORTO! Não imagino qual a razão porque insiste em ler-nos. Faça-nos um favor: esqueça este Blogue, e peça um emprego à RTP, à SIC, ou à TVI. É nesses paraísos mediáticos que V. Exa. encaixa como uma luva.

    Para opinar sem seriedade, não vale a pena deixar comentários. Por falar em seriedade, Cidrais é nome de pessoa?

    ResponderEliminar
  9. Estou a ficar farto de tudo isto.
    Notícia de El País na 1ª Página.
    40% dos Portugueses aceitam união com Espanha...................estamos à espera do quê ?

    ResponderEliminar
  10. Carvalho Guimarães01/08/09, 21:29

    Já agora só mais uma "coisa".Os coitadinhos a que esse senhor? cidrais se refere é relacionado com a família dele ou com os Portuenses? É que se for este último caso então está explicada a origem desta confusão em que este homem vive.Conselhos não se dão, mas talvez que tal ir ao médico?
    Já agora para quem quizer ler o artigo todo 2ª e 3ª páginas o El País é de 29 de julho.

    ResponderEliminar
  11. Eu também alinho, mas só com uma condição: que não aceitem nenhum português no Governo dessa União Ibérica. Senão, estragam tudo.

    ResponderEliminar
  12. tanto a rtp como a sic e a tvi têm equipas de reportagem sedeadas no Porto. só não foram à procura de protagonistas para a reportagem porque não quiseram. tentar justificar este tipo de comportamento só pode ser 3 coisas: ignorância, má-fé ou desonestidade intelectual.

    ResponderEliminar
  13. e se calhar incompetência também: que faz o júlio magalhães para perder uma reportagem destas?

    ResponderEliminar
  14. Caro Carvalho Guimarães!

    São as pessoas de bom senso que aceitam a união com Espanha! E, quase que aposto que 90% dessa percentagem, são da Região Norte, que estão fartos deste centralismo que nos rouba todos os dias!

    Enquanto este estado de coisas se mantiver, não teremos paz e sossego, nem poderemos deixar de viver, bem pior, se calhar, do que no tempo da outra senhora!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. só um ponto de ordem.
    O telejornal do meio dia é usualmente feito da redacção do Porto, onde aliás está a RTP-N (N de notícias, claro). "Argumentações" de "Cidrais" só para rir. Ainda por cima não se identificam, e veem sempre com o discurso apaziguador do tipo "a minha família mora no Porto..."
    Mora? Onde? Como se chama? Concorda consigo?

    ResponderEliminar
  16. António,

    o Júlio Magalhães é mais um pau-mandado, como quase todos os jornalistas [do Porto, porque os outros jogam sempre em casa], que não têm a coragem de bater com a porta, quando os «obrigam» a realizar trabalhos editoriais que sabem que é frequentemente sectário em relação ao Porto, que não obedece a critérios de seriedade democrática.
    Hoje não há heróis meu amigo.

    Hoje, vale tudo para manter um emprego. Querem lá eles saber do povo. O povo é a família.

    ResponderEliminar
  17. O que significa a marca Porto


    A incrível capacidade de vender caro

    Por Luís Sobral

    O F. C. Porto acaba de vender um central de 28 anos, com escassa história no clube, João Paulo, por uma verba próxima do milhão e meio de euros. É isso que o Le Mans vai pagar, segundo a imprensa francesa.

    A facilidade com que o F.C. Porto se mexe no mercado internacional tem, do meu ponto de vista, três razões fundamentais.

    1. Manutenção de uma estrutura estável ao longo de anos, enquanto os rivais mudaram (no Benfica saiu José Veiga entrou Rui Costa; no Sporting a saída de Carlos Freitas valeu a «promoção» a Pedro Barbosa). No F.C. Porto é Antero Henrique o eixo de todos os contactos, uma pessoa discreta mas que está há muitos anos no futebol, em diferentes funções, ao mais alto nível.
    2. A presença constante do clube na Liga dos Campeões, o que permite intensificar contactos e expor jogadores.
    3. O sucesso dos futebolistas que saíram do Dragão nos anos mais recentes (Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Deco, Bosingwa, Anderson, Paulo Assunção; Quaresma é a excepção). E até de um treinador, José Mourinho.

    A marca F.C. Porto representa qualidade. E todos nós, consumidores, sabemos a importância de confiar quando adquirimos um produto ou um serviço.

    Na Europa do futebol, quem tem dinheiro para gastar olha para o F.C. Porto como um vendedor que não engana. Faz-se pagar bem, mas não entrega gato por lebre.
    In maisfutebol

    ResponderEliminar
  18. Rui, o Povo são eles!...Esse Magalhães a mim não engana.
    Fala o de Cidrais que é preciso cortar com as despesas, pois, mas eu moro no Porto e se quiser pedir a reforma tenho que me deslocar a Lisboa!...Se estiver doente também, se quiser esclarecer um assunto mais grave idem, aspas aspas...Meu Caro Cidrais, você tem família no Porto mas mora em Lisboa!...

    ResponderEliminar
  19. Quanto a alinhar com a Espanha, eu só digo uma coisa, se eles nos explorarem "um pouco menos" do que os Portugueses Capitaleiros, de que estamos nós à espera?...

    ResponderEliminar
  20. Meireles,

    «A pátria é o local onde vivemos melhor». Alguém, um dia,disse uma coisa assim. E eu nunca estive mais de acordo com a frase como agora.

    Senhores emigrantes,
    um aviso de Amigo: não depositem as vossas economias em Portugal, porque o mais certo é irem parar à conta de um Dias Loureiro qualquer, ou de um Conselheiro de Estado qualquer, ou de um Procurador qualquer, ou de um 1º Ministro qualquer...

    Cuidado! Os larápios mais perigosos são estes!

    ResponderEliminar
  21. Eu já fiz aqui o meu comentário.
    mas não resisto; em fazer um outro
    em resposta ao CIDRAIS:

    Ou este senhor está a fazer de nós
    parvos!?... ou então ele é um ignorante!...

    Aqui no Porto, ou Grande-Porto; todos os canais (Estações de televisão) teem estúdios,
    para fazer reportagens.No
    grande-Porto e em todo o Norte.
    Agora vem uma sapiêcia destas!...
    dar lições de economia, e fazer
    dos outros estúpidos.

    Com todo o respeito que possa
    merecer.
    VÁ DAR BANHO AO CÃO.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  22. No comentário que fiz anteriormente, enganei-me e escrevi TVI24 quando queria escrever outra coisa.
    É evidente que todas as TV's têm elementos cá no Porto e não terão de trazer ninguem da capital do império.
    Mas já agora... acho que me enganei porque tinha acabado de escrever para a TVI24 a censurar o facto de "bombardearem" o resto do país, de dez em dez minutos, com informações sobre o trânsito à volta de Lisboa e provavelmente ainda não tinha "desligado" disso.
    Peço desculpa pelo lapso.

    ResponderEliminar
  23. ´Cidrais não se faça de parvo.Então as TVs da moirama não tem nas delegações do Porto, uma reles máquina de filmar, e um miserável micro?...
    Mas há dinheiro e meios para acompanhar todos os passos do Ronaldo em Madrid ?

    ResponderEliminar
  24. No dia em que as pessoas que são verdadeiramente do Porto e do Norte (mas não do Norte inventado por Cavaco Silva e que nos querem impor) se convencerem que têm de se unir para defender as suas terras e o seu país, então adeus Lisboa e seu centralismo que vive da exploração de outros há mais de 500 anos.
    Quando não há igualdade, como neste caso das televisões "lisboetas", brasileira (SIC) e espanhola (TVI), como não há nos serviços da TAP, da ANA e até da CP, REFER ou o que lhe quiserem chamar, então já é tempo de acabar com algo que só existe quando lhes convém: um Portugal da Valença ao Algarve, mais as ilhas.
    Prefiro um Portugal de Valença a Rio Maior, com relações com as ilhas e a Galiza. Lisboa? Que vão viver à custa doutros e que fiquem por lá aqueles que sempre estiveram ao seu serviço. Não precisamos de traidores no Norte, pois já nos bastam os que nos dizem representar na Assembléia da República. Basta ver a maioria dos que lá estiveram até agora e as listas de candidatos a deputados que nos querem impor, com "estrangeiros" de Lisboa metidos em listas do distrito do Porto e de outros do Norte.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. Carvalho Guimarães02/08/09, 22:02

    Cheguei agora mesmo a casa e vim aqui ao Blog ver se havia mais comentários,Fantástico 24 !!!.Não resisti claro, aqui vai o 25.
    Alguém me sabe dizer o que é que o Cavaco foi fazer ao redondo, e porque raio "deu" em todas as Tvs?
    e a Dona não sei quantos ( esposa do Sr.)também botou faladura, e que que é que nós temos a ver com isso?.Chefe supremo da nação?!?.Andam a gozar comnosco...carago.

    ResponderEliminar
  26. Quanto ao nosso Presidente, está a fazer aquilo que tanto condenou nos outros, viajar com a esposa, à custa do erário Público, pelos Paises que mais gostavam de conhecer...No final do périplo vão gozar muito a ver com os netos, as fotografias tiradas em tanto sítio giro...

    ResponderEliminar
  27. Lembram-se dele quando apareceu na política? Parecia saído do Biafra!

    ResponderEliminar
  28. Agora já está menos encovado, até a filha...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...