31 julho, 2009

O direito respeitável à abstenção

Gosto dos confrontos de ideias, não fujo deles. Às vezes, é até mais estimulante do que o mais sincero dos elogios. Acontece, é que eu não gosto de confrontos desleais, onde a deturpação dos argumentos é sistematicamente usada. Com esse tipo de pessoas recuso o diálogo porque ele se torna impossível e estimula-nos a agressividade natural. E é só por essa razão que me recuso a «democratizar» a minha caixa de comentários com opiniões de manipuladores anónimos. Diga-se, em abono da verdade, que nessa matéria, não tenho grande razão de queixa.
Já agora - um pouco off topic -, que falei de comentadores anónimos, quero esclarecer o seguinte: sou da opinião, que quem deixa comentários num post ou artigo e quer ser levado a sério, deve sempre identificar-se. Noutros tempos, seria uma atitude banal, um gesto de simples boa educação. Hoje, as coisas mudaram [em muitos aspectos para pior], e como tal, vermos comentadores "assinarem" o seu verdadeiro nome, é quase considerado um acto de heroísmo. Sou tolerante com os anónimos que criticam com inteligência e boas maneiras, mas refuto e censuro sem qualquer embaraço os arrogantes.

Fechado este parêntesis, passo a explicar porque é que comecei por falar em frontalidade. É porque a frontalidade ou o confronto leal entre pessoas de bem, é a única forma honesta de usar a inteligência. Todas as outras podem ser materialmente mais lucrativas, menos desgastantes, mas um dia acabarão fatalmente por esbarrar nas armadilhas que foi gerando em seu redor. Os senhores políticos [nem todos, mas, enfim...], são o paradigma mais perfeito do que acabo de escrever...

É por isso, que quando escrevo não me preocupo com a agressividade das minhas palavras nem com quem se possa sentir melindrado com elas, porque os meus ataques são dirigidos com objectividade, não lanço poeira para o ar. Ataco, mas explico porquê.

É com esse espírito que me atrevo a sugerir aos meus leitores o seguinte: nas próximas eleições legislativas, não votem! Se votarem em branco, os meus amigos estarão apenas a seguir uma canção de embalar politicamente correcta, muito difundida pelos políticos, que não serve rigorosamente para nada. Aquela historinha [muito mal contada] que pretende fazer a distinção entre o voto em branco e a ausência a um acto eleitoral [o absentismo], não é mais que um pretexto para gerar problemas de consciência cívica na cabeça das pessoas. Não passa de um embuste político criado para "obrigar" as pessoas a votar na expectativa de que, à última hora, o eleitor mude de ideias, e vote.
Já que, com os governantes pouco temos aprendido, excepto a fazer o que não se deve, passemos então nós a ensinar-lhes alguma coisa. É de borla, nem sequer os obrigaremos a pagar impostos pela lição. Já agora, antes que me apareça por aí alguém com a velha cassete dos "deveres de cidadania e dos quase 50 anos de ditadura em que não pudemos votar", quero lembrar que toda a eloquência de um discurso é um saco vazio se não tiver alguma substância lá dentro. Ora, a Democracia - é disso que estamos a falar - e o voto sem substância, não passam de dois sacos vazios e rotos.
O que quero precisar, quando aconselho a abstenção, é que se todos temos responsabilidades na construção da Democracia, os governantes por nós mandatados, têm de as ter redobradamente, porque têm autoridade para isso, e só por isso a têm... Ou seja, devem ser eles os primeiros, não só a transmitir confiança aos eleitores, como a reforçá-la. Como? Com seriedade, com o cumprimento regular daquilo que prometem, com espírito de sacrifício, com sentido de justiça, com humanidade, com sentido de coesão nacional, com humildade, com capacidade para recuar perante os erros. Ora bem, é isso que nós lhes reconhecemos?
Resumindo: a Democracia não pode ser tratada como uma abstracção. A Democracia é uma instituição em permanente construção e aperfeiçoamento que devia ser constantemente reforçada naquilo que tem de mais sagrado: a respeitabilidade. Incumprido e desprezado compulsivamente como é este último item pelos senhores governantes, não sei porque terão de ser os cidadãos a fazê-lo. Eu não voto porque há uma coisa chamada Democracia, eu votarei com o mais elevado senso cívico, se acreditar que ela é respeitada pelos seus mais altos representantes. E não é.
Não vou às urnas só porque há uns tipos com autoridade [mas desqualificados], que me pedem para ir. Eu votarei, só e sempre que a minha consciência o ditar. Para mim, votar em branco, é como dar uma satisfação aos governantes que me recuso a cumprir, enquanto não tratarem melhor a Democracia. Sobre o que penso da Democracia, é a minha opinião quem mais ordena, não a do Sr. Presidente da República ou de qualquer outra pessoa. Infelizmente, não têm influencia nenhuma sobre mim.

A abstenção, pode mesmo ser muito útil, se induzir alguns a presumir que preferimos ir à praia ou ao cinema, a participar na fantochada de colocar um votinho em branco num caixote, só para mostrarmos que somos rapazes bem comportados...

4 comentários:

  1. Meu caro Rui, como sou uma pessoa frontal e directa digo-lhe o seguinte: eu vou votar e como a escolha para primeiro-ministro, é entre Sócrates e Manuela Ferreira Leite, eu voto PS, apesar de todos os defeitos e erros, cometidos.

    Respeito, como é óbvio, quem pensa de outra forma, mas como eu não sou anónimo nem hipocrita...aqui fica o meu comentário para memória futura.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois está no seu pleno direito e eu respeito a sua opinião.

    Eu estou noutra onda, estou cansado de trauliteiros, esgotou-se-me a pachorra.

    E não precisava de mo lembrar, porque eu sei bem que você não é hipócrita.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Quando vou a um restaurante e me apresentam a lista, eu escolho o prato que prefiro e não um que não goste.
    Nas eleições legislativas e nas autárquicas passa-se o mesmo: se os partidos me apresentam listas de candidatos de que não gosto ( por uma ou várias razões) que querem que eu faça? Que engula (vote)em quem não gosto?
    Por isso compreendo a posição do autor, embora eu já tenha afirmado, por várias vezes, que se poderiam encontrar soluções que nos pudessem levar a votar numa alternativa. Agora em Sócrates que nos mentiu na campanha eleitoral anterior e nesta vai pelo mesmo caminho, tendo retirado a regionalização das prioridades e cujo governo está farto de me roubar (assim mesmo) nos vários impostos que tenho da pagar para eles sustentarem uma multidão de políticos e amigalhaços e muitos que não querem trabalhar? Ou em Manuela Ferreira Leite que vendeu bens do Estado e dívidas públicas ao CityBank para "combater o défice) e foi uma má ministra das Finanças e da Educação?
    Tirando esses quem fica?
    Na minha cabeça mando eu e se não houver candidatos em que acredito, não terão o meu voto!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Caro Zangado,

    Um Líder, um grande Líder político, sério, carismático e corajoso, seria o suficiente para as pessoas começarem a pensar fora deste contexto sócio-político surrealista. Assim, é um pouco mais complicado. Acredito no esforço, na vontade de alguns cidadãos ainda semi-anónimos [como é o caso do José Ferraz da Costa], mas talvez não seja o suficiente para incomodar o Governo de Lisboa [como eles próprios dizem]...

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...