25 janeiro, 2010

Post aberto ao Sr. Presidente da República

Exmo. Sr. Presidente da República,
Parti de um raciocínio simples para me dirigir a V. Exa.
Se o YouTube serviu para publicar escutas de conversas que estão sob segredo de Justiça, a blogosfera também pode servir para me dirigir ao Presidente da República sem grandes formalidades e - o que é mais importante para mim -, sem pesos na consciência de cometer qualquer ilegalidade.
Se V. Exa. pretende terminar o seu primeiro mandato no cargo mais alto da hierarquia nacional provando aos portugueses que Portugal é o tal país uno e coeso que gosta de citar nos seus discursos, faça-lhes um favor: demita imediatamente o senhor Procurador Geral da República.
Estatutariamente, em Portugal, a figura de V. Exa. pouco mais é do que simbólica, mas assim mesmo dispõe de alguns poderes, sendo seu dever cumprir e fazer cumprir as funções que a Constituição lhe conferem. O ponto1 dessas funções diz o seguinte:
«O Presidente da República é o Chefe do Estado. Assim, nos termos da Constituição, ele "representa a República Portuguesa", e é o Comandante Supremo das Forças Armadas.
Como garante das instituições democráticas tem como especial incumbência a de, nos termos do juramento que presta no seu acto de posse, "defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa.»
Reza também no ponto 3 dessas funções que:
«No plano das relações com a Assembleia da República, o Presidente da República pode dirigir-lhe mensagens, chamando-lhe assim a atenção para qualquer assunto que reclame, no seu entender, uma intervenção do Parlamento.»
Considerando a extrema gravidade do cenário repetido de violência contra dirigentes e jogadores do Futebol Clube do Porto cada vez que se deslocam a Lisboa, sem que as autoridades civis e desportivas tomem as respectivas medidas de segurança, de repressão e investigação, contrariamente ao que acontece quando os suspeitos de actos semelhantes são supostamente adeptos do FCPorto, começa a ser escandaloso o silêncio a que são remetidos tais actos por parte das instâncias judiciais.
Caso V. Exa. continue a distanciar-se destes acontecimentos como se não tivessem ocorrido, será de sua exclusiva e única responsabilidade toda e qualquer manifestação revanchista de violência que eventualmente possa emergir quando a equipa e os dirigentes do Benfica visitarem o Porto para disputarem os jogos do campeonato.
Acresce - caso V. Exa. não tenha ainda percebido -, que há um homem com funções directivas e disciplinares na Liga Portuguesa de Futebol, que deveria ter sido há muito exonerado do cargo por ser pessoa altamente sectária e desonesta para o exercício do cargo, por ter semeado ódio e violência inerentes às decisões discriminatórias que tem tomado contra o FCPorto, que raiam o foro da provocação e da criminalidade pura. Este homem devia estar na cadeia. Chama-se, caso não o saiba, Ricardo Costa.
Recorrendo ao articulado 3, pode V. Exa., se o entender, enviar à Assembleia da República um aviso sério sobre estes acontecimentos exigindo mesmo intervenção parlamentar. Se não o fizer, será V. Exa., como acima afirmei, o responsável maior por todas as consequências do que puder vir a acontecer.
A opção, está nas suas mãos.

10 comentários:

  1. Carvalho Guimarães25/01/10, 10:24

    Não acredito que ele faça seja o que for.
    Efectivamente o Senhor é Presidente da República,e não Presidente de todos os Portuguêses, se assim fosse ....seria diferente.Dá-me a impressão que às tantas o único Presidente que tivemos foi o Eanes.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    Esse, o Ramalho Eanes tinha o maior defeito que alguém em Portugal pode ter: era, e é, Honesto.

    Por isso, não o vê muito a ser solicitado pelos media [eles sim comprometidíssimos] para dar pareceres.

    Ele também não precisa, mas salta aos olhos a discrininação e a injusta avaliação que [não]lhe tem sido dada.

    ResponderEliminar
  3. Uma resposta lamentável
    É absolutamente lamentável a resposta do Benfica à notícia de ontem da Lusa, que inclusivamente tem um suporte vídeo a comprová-la, sobre incidentes no túnel da Luz após o Benfica-FC Porto da época passada.



    Há, de facto, uma agressão e, muito pior do que isso, é que ela é verdadeiramente preparada por dois funcionários que têm o cuidado de antes desviarem a câmara de filmar para a parede de modo a não poder filmar a cena. E a agressão é consumada exactamente nesse lugar e conhece-se porque é captada por outra câmara de que, pelos vistos por "incompetência", aqueles funcionários se esqueceram.
    Ora o comunicado em que o Benfica responde é uma diatribe contra um jornalista de grande craveira - e posso atestá-lo na primeira pessoa porque trabalhou muitos anos comigo, no "Público" - e que é, exactamente por ser um homem íntegro e um jornalista preparado e experiente, o editor de desporto da Lusa. Como já o foi do JN e do Púbico. Fossem todos os jornalistas como é o Francisco J. Marques e o país e o jornalismo estavam bem melhores, disso não tenho eu dúvida.
    E isto não é corporativismo, nem amiguismo. É apenas justiça.
    Responder aos factos atacando torpemente o mensageiro é algo que só faz quem sabe que não tem razão porque não tem argumentos. Em vez de apresentar uma razão para os lamentáveis comportamentos dos seus funcionários, o Benfica limita-se a atacar o jornalista que competentemente fez a notícia. Em vez de anunciar um processo disciplinar aos seus funcionários, vai fazer queixa do jornalista. É por tudo isto que fiquei sem dúvidas sobre o que estava por detrás.
    E mais ainda: que o clube anuncie uma queixa à ERC, vá que não vá, sempre é uma entidade que tem autoridade directa sobre as empresas de comunicação; mas que anuncie também uma queixa ao ministro Jorge Lacão, sob o argumento de que é ele tutela a Lusa, é algo que foge à minha compreensão, até porque o ministro deve ter bem mais em que pensar e ainda não tutela a direcção de Informação. E tudo isto - a cena relatada pelas imagens e o comunicado - é algo que mostra como o discurso moralista que tem sido adoptado no clube é, no mínimo, hipócrita. E mais ainda, permite que se tenha os piores pensamentos - porque degradantes - sobre o que se passou no mesmo túnel já esta época.


    por : Manuel Queiroz
    Blogue "De trivela"
    ________


    Este texto merecia um post.

    ResponderEliminar
  4. Grande Rui, você está com o lápis afiado e não dá tréguas. É pena, meu caro Rui, que sejamos tão poucos...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Sabe, caro Vila Pouca,

    há por cá também muitos sulistas e elitistas que, só porque estão a tratar das suas vidinhas pessoais se convenceram que estão a lutar pelo Porto...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. ..."Há por cá também muitos sulistase elitistas que só porque
    estão a tratar das suas vidinhas
    pessoais se conveceram que estão a
    lutar pelo Porto..."

    Gostei e acrescento: são todos farinha do mesmo saco.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  7. É a pouca vergonha instalada.
    Depois dizem que é o pessoal do Norte e tal, mas bem analisadas as coisas, a grande violência vem toda de lisboa.
    Como dizia o outro, é só fazer as contas...
    Não me lembro, desde o 25 de Abril de um retrocesso destes, de um ataque centralista tão forte, não só ao FC Porto, ´grande resistente, mas ao Porto, ao Norte e ao resto do País.
    Estão a preparar a restauração em grande da capital do império aproveitando a democradura que hoje se vive.
    E não vejo por aqui quem, com responsabilidades lute e denuncie isto, tem de ser os Blogs dos portuenses, portistas e nortenhos a fazê-lo.
    E sim, muita da responsabilidade também é da existência de traidores embeiçados com o canto da sereia lisboeta centralista.
    É hora de dizer CHEGA.

    ResponderEliminar
  8. Caro Rui Valente, acho o seu texto tão bom que penso que deveria ser mesmo enviado ao PR depois de colhidas assinaturas na blogosfera. É-me indiferente que as assinaturas fossem poucas e a petição não tivesse efeitos. Pelo menos lavava-se a alma! Um abraço e pense nisso.

    ResponderEliminar
  9. É só estar atentos e ver o que se vai passar com o Sr Francisco J. Marques!
    É que seis milhões fazem muita pressão!

    ResponderEliminar
  10. Depois de condecorar o Santana Lopes(que até foi corrido de PM)só lhe falta mesmo condecorar o ricardinho bosta pelos serviços prestados à nação(benfiquista).

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...