11 março, 2010

Confrangedora fraqueza regional

É impressionante a incapacidade de afirmação dos responsáveis pela CCDRN [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento para a Região Norte] e da Junta Metropolitana do Porto. Mesmo com uns ligados ao PS, e os outros ao PSD, o conformismo piegas como expressam o seu descontentamento perante os sucessivos actos de desconsideração do Poder Central para com a Região Norte, é irritante e confrangedor. Só sabem lamentar-se!
Ora, é o Rio que "chora" baixinho para ninguém o ouvir, ora é o Lage que se limita a lamentar. Nem um, nem outro, revelam a mínima capacidade de luta, de reinvindicação e liderança. Ambos, representam a antítese do que é o princípio do mérito pelas competências. São, tão só, aquilo a que o Povo chama gente com sorte. Mas o Povo também tem a que merece, por continuar a eleger os seus representantes em função da "gracinha" que lhes descobrem e não pelas suas capacidades. Cair em graça é uma benção, como é o caso.
O Presidente do Governo Regional da Galiza, ao que consta, disse a Carlos Lage que pretende acelerar a construção da linha ferroviária de alta velocidade do lado da Galiza e Carlos Lage limita-se a discutir o sexo dos anjos. Isto é, convenceu-se que só pelo facto de dizer coisas promove uma atitude.
O Governo ainda há dias anunciou o adiamento por 2 anos das linhas Porto-Lisboa, Porto-Vigo, e Carlos Lage limita-se a "defender" a aceleração da linha do lado português. Pronto. É assim que os PQT's [os políticos que temos] olham pelos interesses da região e concluem o trabalho de casa. Ou seja, contrariando com palavras de circunstância as decisões do Governo.
Continuem assim, doces e politicamente correctos, O futuro pertence-vos.

6 comentários:

  1. O seu lamento, caro Rui Valente,é perfeitamente justificado,mas não podemos esquecer que um organismo como CCCRN não tem qualquer legitimidade ou representatividade políticas. Principia logo pelo facto dos seus dirigentes não serem eleitos,mas sim nomeados pelo governo, e este detalhe faz toda a diferença quando se apreciam as atitudes públicas de Carlos Lage, que não é mais do que um mero funcionário do governo, com as consequentes limitações no desempenho das suas funções. Tem de reconhecer-se que o governo é extremamente cuidadoso no modo como estabelece a organização dos seus organismos periféricos, no sentido de evitar manifestações de qualquer tipo de independência, de modo a que se mantenha o sacrossanto princípio de que o poder reside exclusivamente no Terreiro do Paço, assim se perpetuando o centralismo governativo que asfixia o resto do país. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Estamos sempre a bater no ceguinho...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Um, Rio, está a preparar a saída para chegar ao seu objectivo de liderar o PSD e quem sabe, às costas do Anti-Pintismo, chegar a PM - neste país já nada me admirava!

    O outro é um tachista de carreira e portanto, não convém desagradar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Bolas, nós temos é de arranjar uma maneira de ganhar dinheiro com os nossos "lamentos".
    Afinal de contas os políticos não fazem mais do que se lamentarem, e ganham-no!

    ResponderEliminar
  5. a solução está na "carbonária" :->

    ResponderEliminar
  6. Caro António,

    é uma ideia...

    quem abre a primeira "Choça"? Como será constituída? Que nome dar ao objectivo, já que tanto a República como a Democracia faliram?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...