02 maio, 2010

O barril de pólvora fabricado pelos media

Autocarro de adeptos do FCPorto incendiado por benfiquistas
É Domingo, dia de descanso. Habitualmente, aos fins de semana, limito-me a colocar música para purgar a alma das intoxicações quotidianas. Hoje, vou ter de abrir uma excepção. Estou indignado, revoltado.

 Na véspera de um jogo de futebol, assiste-se pela parte da comunicação social a uma campanha de coacção e pressão sobre os agentes de autoridade que excede todos os limites da tolerância. É uma provocação vergonhosa, uma autêntica declaração de guerra exercida sobre os adeptos de um clube. Os adeptos dos clubes, são cidadãos como quaisquer outros que merecem o devido respeito.   Quero enganar-me, mas palpita-me que logo à noite o jogo entre o FCPorto e o Benfica vai acabar mal, e a comunicação social , com a RTP à cabeça, será, indubitavelmente, a grande responsável por tudo o que de grave vier a acontecer. Eu não tenho dúvidas em afirmá-lo e estarei disponível para servir de testemunha disso em Tribunal, se necessário for.

Antes mesmo de acontecerem incidentes, a RTP e todas as televisões privadas, têm tratado  [impunemente] de fomentar um ambiente de crispação propício à instauração da revolta e da violência. Já não é a primeira vez que o fazem, mas desta, os métodos usados são intoleráveis. Foi um chorrilho de entrevistas à Polícia completamente absurdo e exagerado. Foi um interrogatório digno da antiga PIDE, só faltou mesmo perguntar: prometam-nos que vão mesmo intimidar os portistas, que vão prender e bater! Foi um trabalho de mercenário. 

Os eternos convidados para debater "futebol", sectários homens do regime, destilaram previamente  o seu veneno em cima dos portistas para completarem a estratégia de intimidação. Energúmenos foi um dos piropos com que nos brindaram, foi  apenas das coisas mais simpáticas que pudemos ouvir, antes do jôgo!!! E ainda nenhum autocarro foi incendiado, imaginem se fosse!

A violência gera a violência, e essa espécie de répteis humanóides eternos candidatos a jornalistas, conhece o realismo do provérbio. Contudo, não se coíbem de lançar essas sementes. A violência não se fica por uns vidros partidos, vai mais longe. Mata. E as palavras, o discurso da intoxicação pública, também. Os primeiros criminosos já são conhecidos, chamam-se: media.

Mas, há outros co-responsáveis, ainda mais poderosos. O Governo. As mais altas autoridades do país, não revelaram a menor sensibilidade para a gravidade da situação, para o barril de pólvora que os media estão a montar. Limitam-se a ser cúmplices de uma palhaçada altamente perigosa convencidos que enviar batalhões de polícia para o Porto é uma medida preventiva de segurança.

Se necessário fora, aqui temos outro sólido testemunho da incompetência dos dirigentes da nação no exercício das suas funções.

Se o pior acontecer, serão eles, antes mesmo da comunicação social, os maiores responsáveis. Por negligência.

6 comentários:

  1. Caro Rui, completamente de acordo, mas parece que há portistas que já se deixaram manipular e ainda criticam, aqueles que defendem o respeito para os portistas, os portuenses e não admitem ser tratados como filhos de um Deus menor.

    O jornal da tarde da RTP, foram 15 minutos a falar do Benfica, a fazer a apologia dos santinhos, que só vêm festejar, que não fazem mal a ninguém, etc. Até já mete o SIS, que alertou para a possibilidade de haver carros na linha de combóio. Parece a mesma história do Ângelo Correia e os pregos nas fechaduras das portas...

    Uma vergonha!

    ResponderEliminar
  2. Com esses portistas, já sabemos, não podemos contar para mudar as coisas. Urge começar a identificá-los.

    Esses, não são portistas, são oportunistas, lacaios serventis do centralismo. São co-responsáveis pelo empobrecimento do Porto, pelas afrontas feitas ao clube e à cidade. Miseráveis!

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde!

    Caro Rui Valente,
    Tem toda a razão, infelizmente a comunicação social, a polícia e mais grave ainda, membros do governo estão a atirar achas para uma fogueira que já estava bem forte, agora é tarde para tentar controlar a situação. Fazer dos benfiquistas uns santos não é a solução, porque eles de santos não tem nada, e nós sabemos bem disso. Os portistas é que são os maus, aos olhos dessa gente, então vamos demonstrar que temos força, que não temos medo deles, e por isso aqueles que forem ao dragão gritem bem alto o nome da nossa equipa, para que eles percebam qual é mesmo a maior e melhor equipa portuguesa. Podemos estar a passar uma fase menos boa, mas somos grandes. Eu sou contra a violência, porque ela não resolve nada, e por favor, tentem ao máximo evitá-la dentro do estádio, para que o FC Porto não saia prejudicado outra vez, não podem cair outra vez na esparrela que nos querem montar.

    Força FC Porto!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    ResponderEliminar
  4. A sua indignação, meu caro amigo, é perfeitamente justificada e eu subscrevo cada uma das suas palavras,mas penso que está na altura de começar a tomar outras atitudes.Deveria fazer~se uma petição de protesto contra a campanha perniciosa, começada e alimentada pelos media,que pretende criar artificialmente um ambiente explosivo que poderá ter gravíssimas consequências,e que no fundo pretende objectivamente prejudicar o FCP e beneficiar o clube de lisboa. Seria enviada para para várias entidades, a começar no PR e a acabar na entidade reguladora da CS. Se calhar pouco adianta, mas os protestos na blogosfera não adiantam mais. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Deixa-me RIR...

    Então agora é a imprensa moralista
    Vermelha a pedir clemência para os criminosos!?...

    Deixa-me RIR.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  6. Ficaram muito aborrecidos pela oferta de bolas de golfe, queriam o Pack completo...Fica para outra altura!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...