17 abril, 2008

As malabarices de Carlos Daniel

Aquele jornalista/moderador muito simpático que todos nós conhecemos, chamado Carlos Daniel, é de facto muito hábil a comentar.

Segundo ele, os adeptos do FCP desvalorizam o trabalho do treinador Jesualdo Ferreira e até os compara (para não ficarem a ganhar) aos adeptos do Benfica com o ex-treinador Fernando Santos.

Acho até muito bem que Carlos Daniel saiba reconhecer o mérito de Jesualdo Ferreira, porque é inteiramente justo, mas para isso não precisa de o retirar a ninguém. Para perceberem onde quero chegar transcrevo a seguir um trecho do seu comentário no JN de hoje. Depois de elogiar a equipa do FCP e alguns dos seus jogadores escreve o seguinte:

"E aí - não vale a pena virem com conversas gastas dos méritos (os mais óbvios e os mais suspeitos) de Pinto da Costa ou da organização portista - foi Jesualdo Ferreira quem fez a diferença e é justo dizê-lo. No ano de Fernandez e Couceiro, e mesmo de Adriaanse, a organização era a mesma, mas só com Jesualdo a equipa recuperou esta superioridade táctica, mais próxima do que conheceu com Mourinho"

Vejamos. As "conversas gastas", como lhes chama Carlos Daniel, devem querer insinuar que os méritos (óbvios e suspeitos, avisa-nos ele) da organização portista e de Pinto da Costa não passam disso mesmo: de conversa. Gasta! Ora, uma coisa que está gasta significa que já não é prestável, que já passou o prazo de validade, em suma, significa que já tem pouca serventia.

Amigos portistas,temos de nos pôr a pau com o futuro do nosso clube. O Carlos Daniel percebe do que fala, mas não percebe o que diz. Se percebesse, mesmo que a sua intenção fosse, como foi, esvaziar os factos que apontam Pinto da Costa como um dos melhores dirigentes nacionais e internacionais, não teria argumentado de maneira tão pouco inteligente. Porque, segundo a sua óptica, Pinto da Costa e a organização do FCP para merecerem os louros do mérito teriam de ganhar todos os campeonatos e acertar em todos os treinadores. Não sendo assim, já não merece os mimos que lhes damos.

Para o caso, é irrelevante na análise de Carlos Daniel, que Boby Robson tenha sido despedido do Sporting quando este liderava o campeonato nacional e que aproveitado pelo FCP nesse mesmo ano tivesse sido campeão. É irrelevante que Pinto da Costa tenha ido ao Estrela da Amadora contratar um técnico sem nome nem fama e conquistado com ele o penta-campeonato oferecendo-lhe a ele (técnico) a primeira glória de campeão. É irrelevante que José Mourinho tenha sido despedido de treinador do Benfica e no FCPorto tenha ganho tudo que havia para ganhar a nível nacional e internacional, tendo-se projectado como treinador - por mérito próprio, mas também por mérito do FCP - para a Europa e para o resto do Mundo. É irrelevante que tenha dado condições a Jesualdo Ferreira para fazer, como sabe, o seu trabalho e com ele ter ganho dois campeonatos consecutivos.

Enfim, da observação sagaz de Carlos Daniel o que realmente conta, é o "fracasso" de PC com Fernandez, Couceiro e até, imagine-se, com o Co Adriaanse que conseguiu no FCPorto ganhar o seu primeiro campeonato da vida! É espantoso, como quando as pessoas sofrem de clubite travestida se tornam tão mesquinhas.

Todo o país se extasia agora com os sucessos de Mourinho. Agora,que Mourinho já não está no FCPorto. Quando estava, a mais valia que o destacava era a arrogância. Saiu do Porto, acabou a arrogância de Mourinho. António Pedro Vasconcelos, também já está com os holofotes da censura prontos para pintar de negro Jesualdo Ferreira. É só uma questão de oportunidade.

Mas descobre-se sempre uma virtude nas inconveniências. É que ficamos todos a saber que, a partir de agora, face aos argumentos usados para explicar os insucessos de Pinto da Costa, o senhor moderador Carlos Daniel, se for sério e isento, vai ser obrigado a utilizá--los também com Mourinho, Jesualdo e todos os outros treinadores de sucesso, caso não consigam vencer todos os campeonatos das suas carreiras. Resumindo: caso não sejam perfeitos infalíveis.

Quando, e se tal acontecer, já sabemos: não prestam para nada.

PS-A propósito da fama e do prestígio (merecidos) de José Mourinho, é bom que o senhor Carlos Daniel se lembre que nem com os poços de petróleo de Abramovich conseguiu ser campeão europeu. Mourinho foi-o no "desorganizado e ultra-milionário" Futebol Clube do Porto. Provavelmente pelos méritos "suspeitos" de Pinto da Costa...

2 comentários:

  1. Uma nota final para uma pequena notícia que li no jornal A BOLA e que para mim é significativa:

    O título era:"Mais que um kartódromo" e fazia considerações acerca do local onde o F.C.Porto treinou para preparar o jogo da Taça. Na parte final dizia o seguinte: " mas o que interessa para o caso é mesmo falar de futebol, falar da relva, estupenda, que o F.C.Porto encontrou na linda paisagem alentejana. O que poucos sabiam é que essa qualidade do tapete teve mão de Dragão: desde há 15 dias que o F.C.Porto colocou aqui alguns dos seus tratadores de relva!"Apesar de ser um pequeno pormenor, é significativo e sintomático da forma rigorosa e competente como o clube da Invicta trabalha no sentido de dar todas as condições aos seus profissionais, para que eles, depois, consigam no campo, atingir os objectivos pretendidos.

    Esta é uma pequena parte de um dos meus últimos posts.Deixo-a aqui porque é uma amostra da forma como a chamada organização do F.C.porto trabalha.É óbvio que quem ganha são os jogadores com a orientação dos técnicos,mas,quem lhes proporciona todas as condições, mesmo todas, é o clube. O rigor,o profissionalismo, a dedicação e a competência da estrutura da Sad do F.C.Porto, está ao nível dos melhores clubes do Mundo.
    Quanto ao "senhor" em referência:quer como homem, quer como jornalista...não presta!
    Sei do que estou a falar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...