16 abril, 2008

Mais Notas Soltas

1 - Num acidente ocorrido há dias numa fábrica em Gaia, um operário sofreu queimaduras em toda extensão do corpo, e foi transportado pelo INEM para o hospital de S.Maria em Lisboa. Dou por mim a perguntar-me se o centralismo também chegou aos cuidados hospitalares e se é somente em Lisboa que existem unidades para queimados, retardando em consequência o internamento e tratamento para aquelas vítimas que não tenham o privilégio de trabalhar ou viver na capital do império. Será mesmo possível?

2 - Há pouco mais de uma semana, foi assinada no Porto a constituição de uma rede de cooperação intitulada Health Cluster Portugal, que pretende ser um polo de competitividade e tecnologia do país, na área de saúde, perseguindo "a concretização de projectos de elevada intensidade tecnológica e com forte orientação internacional". Fazem parte do HCP quase setenta entidades: empresários do sector de saúde, farmaceuticas, hospitais, representantes do sistema científico, etc.

Esta associação nasceu no Porto, tem o seu presidente no Porto (Luis Portela, presidente da Bial) e embora pretenda congregar organismos de todo país, é uma organização portuense.

Penso que deve ser posta em relevo a atitude dos homens que idealizaram esta associação e que lhe vão dar corpo em trabalho a longo prazo (dez anos, segundo Luis Portela, para que se notem os efeitos da cooperação). Eles substituíram os queixumes tão habituais nessa nossa região, por uma atitude criadora, inovadora. Lançando mãos à obra, subtituiram as lamúrias por acção. Pensaram e fizeram. Oxalá este caso pudesse servir de exemplo e incentivo a todos aqueles ( e aqui incluo os políticos locais) que têm sido incapazes de ultrapassar a fase das lamentações.

3 - Por falar em saúde. Vai ser lançado em Lisboa o Hospital de Todos os Santos, e o primeiro-ministro promete que, além de unidade dispensadora de cuidados, irá ser um centro de investigação médica de classe mundial. Sabendo que o Porto é actualmente o grande centro de investigação médica em Portugal, nasce a suspeita de estarmos em presença de mais uma atitude de inveja dos centralistas, que não podem admitir a existência, fora da "sua" capital, de algo que seja melhor do que aquilo que eles lá têm. Se se tratasse do aumento do número de centros de investigação, tudo bem. Desconfio no entanto que o objectivo final é desclassificar os centros de investigação do Porto, fazendo com que investimentos maciços no futuro hospital lisboeta atraiam os melhores cérebros para Lisboa, "roubando-os" se necessário ao Porto, e assim esvaziando a sua importância. Sabendo-se "o que a casa gasta" , esta não é uma hipótese inverosímel. Gostava de saber o que pensam sobre isto os Prof's Sobrinho Simões ou Nuno Grande.

2 comentários:

  1. O Ministro Mariano Gago não é do Porto?
    Não é ele que tutela essa área?
    Será que ele vai por AÍ?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Dragão, o ministro Mariano Gago dá-me, não sei porque, uma sensação de honestidade, mas penso que isso não nos deve deixar descansados. Por regra geral os ministros, mesmo os do Norte, vão por onde lhes convém mais. Por isso, pessoalmente, acho que é sempre de ter um pé atrás.

    Por outro lado, o ministro que esteve na assinatura do HCP, foi o da Economia. Imagino que seja este a tutelar a área, e o facto de também ser do Norte, não me dá garantia nenhuma.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...