06 junho, 2008

Conhecem o Zé Povo? Então aqui vai a dedicatória!

Os "vermelhos" estão nervosos


Caríssimos portuenses, tripeiros,

Estou-me a dirigir, como é óbvio, aos tripeiros, aos meus conterrâneos de sangue, aos que são fieis à sua pronúncia, às suas raízes, que não trocam marcas e instituições locais, pelas dos centralistas, que não enjeitam o conceito de pátria por um prato de lentilhas, que não dizem pateticamente "ÓÓÓrgulho" mal chegam a Lisboa (como o Nuno Gomes, que é de Amarante), que preferem o serpentear envolvente e poético do Douro ao estuário do Tejo, que se identificam mais com a rudeza do granito, do que com o calcário vulnerável do sul, que preferem a foz do Douro à linha de Cascais, que se deslumbram com o velho Porto visto do cais de Gaia, em vez de se angustiarem com a difusa imagem de Lisboa vista de Almada, que preferem o FCPorto, o Boavista, o Salgueiros, o Académico, o Estrela e Vigorosa, O Clube do Fenianos, o Sport Club do Porto... ao Sport Lisboa e Centralismo do Bairro de Benfica e outros que tais. Chega?
Bem, é só e apenas para esses, que gosto de falar. No JN, também escreve o Hélder Pacheco, um tripeiro a sério e bem descontaminado da radioactividade tóxica de Lisboa, e isso não significa que simpatize com todos os que lá escrevem. Terminado este preâmbulo em forma de aperitivo, transcreverei de seguida o 2º. parágrafo plasmado na coluna à direita deste Blogue para refrescar a memória de algumas almas perdidas que por aqui começam a gravitar pensando que isto é o "Bússola":
"NATURALMENTE, DISPENSA A PARTICIPAÇÃO DOS SEUS INIMIGOS (QUE OS TEM, DENTRO E FORA DE PORTAS), PORQUE AFINAL, É A SUA EXISTÊNCIA QUE ESTÁ NA SUA GÉNESE E QUE TANTO TEM PREJUDICADO A NOSSA CIDADE. HÁ ALGUNS 'COLABORACIONISTAS' DO CENTRALISMO QUE ACHAM QUE NÃO É BEM ASSIM. NÓS CONTRAPOMOS QUE É!"
Prestado este prévio esclarecimento, passo então a explicar melhor a razão de toda esta conversa. Hoje, tinha na página de moderação de comentários, onze comentários, sendo que, oito deles, eram o mesmo, repetido 8 vezes. Alguns, eram de uns ressabiados anónimos a dar sinais de nervosismo (o que é bom sinal) com aquela basófia que lhes é muito peculiar e que se pode facilmente apreciar no "Bússola".
Ora, eu quero dizer a esses meninos, que os conceitos ou preconceitos que possam ter sobre os valôres da Democracia não me interessam para nada. São lixo. Por isso, como já tive oportunidade de notificar e o texto acima transcrito testemunha, as portas deste blogue estão fechadas a cadeado a energúmenos e a mal educados que ainda por cima se arrogam o direito de nos vir envenenar.
Nunca será desses meninos que aceitarei lições de Democracia, porque já têm de berço uma visão distorcida do que ela possa ser. Por consequinte, é o mínimo que posso fazer, fechar-lhes a porta, tapar-lhes a bôca para aprenderem a sentir na pele só um cheirinho dos efeitos do centralismo. Percebem o que quero dizer ou querem um desenho? Eu faço-vos então, o desenho.
O desenho é este: vocês, em Lisboa, ou do Porto, mas inimigos do Porto, estão habituados a terem 4 canais de televisão abertos e outros tantos codificados, a rezar sempre pela mesma"cartilha", e quando abrem uma frinchinha ao contraditório é só para disfarçar, para não perderem alguns contratos publicitários com algumas empresas do Norte. Com as rádios e os jornais, é a mesma coisa. E isso, sabem, é anti-democrático, perceberam meninos?

Portanto, rua! Aqui, não há lugar para gente da vossa estirpe. Vão à SIC e queixem-se, ou então, para o "Bússola", que eles lá parecem gostar de audiências da vossa qualidade ...



14 comentários:

  1. Aprovado, é preciso não só tapar-lhes o boca como lhes meter alguma coisa no sitio que não posso dizer, obrigado por estas suas palavras já á muito que me estava a faltar alguem que me fizesse levantar a moral, Muito Obrigado pelas suas palavras até cheguei a pensar que não havia gente no Porto para defender esta Mui Nobre e sempre leal INVICTA.

    ResponderEliminar
  2. Rui Valente,

    Cada vez gosto mais de ti meu rapaz...

    É isso tudo.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui Valente

    De facto tenho constatado uma guerra acesa contra tudo o que venha em defesa do norte. São vários anónimos que enchem foruns e blogs de insultos completamente descabidos e de argumentos completamente irracionais. Isto é uma forma de sabotação mas a meu ver revela algo muito mais importante.
    Primeito, se nos atacam com tanta ferocidade é porque de facto os incomodamos profundamente pois se assim não fosse não diriam nada.
    Segundo, os vândalos na sua irracionalidade patética não compreendem que apenas atiçam ainda mais uma guerra que, involuntáriamente, reforça oa união dos nortenhos.
    Por minha parte limparei o meu blogue de lixo sulista sem contra-argumentar pois de mim só merecem o meu desprezo.
    Eles que continuem a provocar que tal só reforça a nossa causa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu que vos agradeço e recordo que o problema maior não se limita ao nosso FCP, vai muito para além disso.
    Não se distraiam mesmo (como estou convencido)que o FCP saia desta conspiração hedionda limpo e de cabeça erguida. Boicotem tudo que tiver origem em Lisboa. Não facilitem.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  5. Probavelmente vou ser cosiderado um inimigo e este meu comentário nem vai ser publicado.
    -Não será o grande Porto o segundo centro urbano mais beneficiado logo a seguir á grande Lisboa?
    Não há mais país para além do Porto e Lisboa.
    Para haver uma divisão mais justa e equitativa, Lisboa perdia muitissimo, o Porto perdia muito e cidades como Bragança, Viana, Portalegre, etc, etc, ganhariam algo com certeza.
    Ps. Não sou do Porto nem de Lisboa, nem Benfiquista nem Portista.

    ResponderEliminar
  6. João Mateus,

    Engana-se. Nós não somos anti-democráticos, o que não somos é parvos. Como você foi bem educado tem as portas abertas, mas para falar como falou não pode viver no Porto.
    Estou cansado de argumentar contra essa visão superficial das coisas. O Porto contemporâneo, só em teoria é que é a 2º. cidade. Já foi. Hoje não sei classificá-la, o que sei é que está cada vez mais pobre. Não lê jornais? E a questão não pode ser analisada à luz de quem lê a classificação de um campeonato. É uma questão de simetria e de justiça e só se andar muito distraído ou não viver a realidade portuense é que pode ver as coisas assim.
    Possivelmente concordará com a patranha do Governo em desviar as verbas do QREN do Norte para Lisboa, não? Acha que isso consolida as suas teses?
    Pense melhor que é para não se enganar outra vez.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Rui hoje tive bastante trabalho -mas diverti-me muito- a apagar comentário desses que faz referência.Vou com muita pena, ter de guardar comentários, mas o significado desses insultos tem a ver com o nervosismo.
    Também o F.C.Porto parece que mudou de estratégia e respondeu à altura ao pr. do Benfica.As coisas estão a mudar, não com a pressa que desejariamos, mas estão.
    No post que fiz falava de ética a propósito de um editorial do V.Serpa da Bola.Hoje mandei-lhe um mail.Não espero resposta, mas insisto sempre e sempre.E não é só para ele.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Dragão Vila Pouca,
    Eu continuo a confiar no PdC e na SAD do FCP
    Eles às vezes também se enganam, mas é sempre bom recordar que costumam enganar-se muito menos vezes do que aqueles que agora os criticam.
    O fiel da balança é-lhes favorável.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Manuel Costa,

    Desprezo, desprezo, desprezo e muita distância é a melhor solução para lidar com a mesquinhez.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Caros amigos.

    Todo esta tomada de posições que um pouco por todo o lado se faz sentir, parece que começa a dar frutos!

    Vejam a 1ª página do D.Noticias, onde se lê que o C.D. está a reactivar os processos onde o benfica e suas gentes estão metidos e que por lapso deles (C.D.) foram "encostados"!

    Vamos continuar com a n/força para que os delatores criminosos paguem pelos males que andam a fazer.

    Algo está a mudar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Meu caro Rui Valente, só agora tive ocasião de ler este seu post. Aplaudo a sua resolução, sem qualquer restrição. Veemência, indignação, mesmo uma certa agressividade, são justificadas. Ordinarice e chungaria ficam à porta. Acho bem, há que manter o nível. Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Quanto ao facto de seleccionar comentários só posso dizer GRAÇAS A DEUS!
    O que mais lamento no Bússola é mesmo a carrada de porcaria e de energúmenos que anda pelos comentários... já cheguei a ter alguns a poluir o meu blog (porque me identifiquei), que eles gostam de perseguir os que defendem posições contrárias... Por vezes há posts que de facto seria interessante comentar, mas desisto, pois rapidamente aquilo passa a uma discussão entre Porto-Benfica quando em 99% dos posts nem sequer se fala de futebol! E claro com uma linguagem do mais ordinário possível! É lamentável, mas de facto o blog está dominado pelos "comentaristas" residentes!
    Se a sua entrada está barrada aqui, só posso dizer que faz "Vossemecê" muito bem!

    ResponderEliminar
  13. Cara Andrea Rocha,

    Estes ódios (de parte a parte)são perniciosos, não dão "saúde" nenhuma à livre opinião.
    Muita gente pensa (erradamente), que esse ódio tem a ver c/ o futebol, mas não.
    As rivalidades entre clubes sempre existiram, e não obstante aqui e ali, haver uns excessos, o "centralismo" - como é por natureza sectário - exponenciaram-nas e transformaram-nas em intolerância e raiva.
    Daí que, chegamos a este ponto de pré-barbárie e a comunicação torna-se quase impossível de manter.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...