06 junho, 2008

Notas Soltas (3)

1 - José Sócrates explicou em Évora, no lançamento do concurso para o primeiro troço do TGV, que " Lisboa-Madrid é a nossa prioridade". Era de prever. Entretanto a linha Porto-Vigo atrasa-se, mas o governo deve achar normal, e eu também acho normal que eles achem normal.

Nessa mesma cerimónia o nosso ministro Jamé teve uma brilhante intervenção que confirma os seus dotes de político arejado e vistas muito largas. Disse ele que a rede alta velocidade será "uma alavanca para a competitividade da economia portuguesa". Eu pensava que a nossa economia seria mais competitiva se tivéssemos os produtos que o mercado quer, a preço e em condições vantajosas em relação à competição, se tivéssemos um forte espírito inovador, energia barata, mão de obra qualificada, e se soubéssemos exportar. Em resumo, se fôssemos sérios, inovadores, eficientes, profissionais. Andava enganado.

A rede de alta velocidade, explicou o ministro, num período de 40(!) anos, criará 36 mil novos postos de trabalho permanentes e aumentará o investimento privado em 76 mil milhões de euros. Reparem na visão ministerial. Ele sabe como serão o mundo e o nosso país daqui a 40 anos, enxerga claramente o resultado das rápidas mutações que ocorrem e ocorrerão até 2048, e isso permite-lhe fazer previsões numéricas. 36 mil postos de trabalho, atenção, não são 35 nem 40 mil, são exactamente 36 mil. Os investimentos não serão 75 nem 80 mil milhões, serão 76.

Fica assim totalmente justificado mais um investimento faraónico que o maldizente e desinformado cidadão erradamente pensaria exagerado, não prioritário ou até mesmo dispensável.

Ditosa Pátria que tais ministros tem!

2 - Num registo diferente, gostaria de dar um "palpite" no caso do castigo do FCPorto, em virtude do qual lhe foram subtraídos 6 pontos na classificação final do campeonato 2007/08. Então se vier a ser absolvido, como acredito que é da mais elementar justiça, como ressarcir o FCP dos 6 pontos indevidamente tirados, uma vez que a classificação 2007/08 já terá sido homologada e como tal é imutável? Só vejo uma solução: é o FCP iniciar o próximo campeonato com um saldo de 6 pontos positivos! Que tal?


5 comentários:

  1. Eles exergam todos muito bem ao longe.

    Só foi pena não terem enxergado à 34 anos atrás que íamos estar com o progresso que se vê...

    Cretinagem

    ResponderEliminar
  2. Meus caros sejam condescendentes o Jamé não deve ser levado a sério.
    É um adiantado...mental!
    O Ricardinho Costa - li hoje no JN - fez chegar um parecer do Vital Moreira sobre a validade das escutas ao C.Justiça. Isso é permitido? Pergunta o JN e pergunto eu.O julgador de 1ª instância fazer chegar ao tribunal superior esse parecer? Esse artista, não devia quando julgou, já estar na posse desse parecer? Agora anda à rasca a arranjar pareceres para justificar os castigos?! Ao que isto chegou.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Deve ter sido o PGR que o levou pela mão ao Vital...Afinal ele não está muito confiante no que decidiu.

    ResponderEliminar
  4. Nuno; Zebo; Pepe;R.Carvalho; Bruno Alves; P.Ferreira; RaulMeireles,Deco,Quaresma,Postiga e H.Almeida.

    11 jogadores da selecção ACTUAL(!!!!) que fizeram parte do FCP/campeão europeu ou do FCP/TriCampeão.

    Então como é que o FCP,precisava, de comprar um arbitro por 5OOC (eles ganham bem mais por mês a arbitrar!!!) e outro por uma prostitua de 5Oc (mais ou menos)?!...
    "Escolheram" jogos onde as arbitragens foram normais e os valores de corrupção RIDICULOS.
    Isto ao fim de MESES e Meses de escutas, vigias etc !!!...

    Se àqueles ONZE MAGNIFICOS jogadores juntarmos gente como Alenicthev, Derlei(dos tempos aureos)Jorge Costa ,Baía,Nuno Valente, Benni,P.Emanuel,Pedro Mendes,Carlos Alberto,Lucho, Lisandro, Tarik, Paulo Assunção, Helton, só PODIA DAR MESMO CAMPEÃO.

    TENHAM JUIZO.

    ResponderEliminar
  5. E ainda gente como Maniche e Costinha !!!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...