04 junho, 2008

O Judas do Porto

Ainda é cedo para os inimigos do Porto/F.C.Porto (nunca este binómio se fundiu tanto como agora), destilarem o ódio que lhes alimenta a existência, nem para os portistas esmorecerem. Sei que é cada vez mais complicado confiarmos na Justiça, porque a ela se sobrepoêm outros obscuros interesses, mas considero que devemos continuar a acreditar na capacidade de defesa do FCPorto até ao fim.
Agora, já não podemos, nem devemos - sob pena de voltarmos a repetir a asneira - é dissociar tudo o que se está passar na cidade do Porto e com o seu maior clube desportivo com o espaço temporal da gestão de Rui Rio na Câmara Municipal. Nunca o Porto cidade decaiu tanto em termos de progresso e de protagonismo como durante os dois cinzentões mandatos de Rui Rio.
Para o Porto, os mandatos de Rui Rio corresponderam a 8 anos de orfandade política e solidão humilhante. Desse estigma, não pode livrar-se nem fazer-se de inocente, porque se há coisa que ele nunca teve, foi um gesto sincero de reconhecimento a uma instituição que trouxe mais alegrias e orgulho para os portuenses do que alguma vez ele será capaz. Pelo contrário, ao hostilizar desde o primeiro dia o F.C.Porto, contribuiu activamente para esvaziar a cidade de uma voz autorizada para a defender. Por isso, é que agora está atrapalhado a tentar inverter o ciclo das suas convicções.
Além de sentir desconforto, por não poder reclamar de forma mais afirmativa aquilo que o Governo de Lisboa nos está a roubar de caras (fundos do QREN), - mesmo que a coberto de manipulações "legais" - já se mostra "disponível" para ser convencido a defender a Regionalização promovendo fóruns para discutir o assunto. A culpa não é toda dele, porque alguém o pôs lá, muitos portuenses, alguns até adeptos do FCPorto. Por isso, agora, governem-se com o que têm e saibam também assumir a quota respectiva de responsabilidade pela agonia do Porto.
Rui Rio, vai seguramente ficar na história do Porto, mas não pelos melhores motivos. Será recordado sim, como o Judas Iscariotes da política portuense. Judas entregou Cristo aos seus perseguidores por trinta moedas de prata, Rui Rio apunhalou Pinto da Costa pela cadeira do poder em Lisboa. As semelhanças assustam.

19 comentários:

  1. Eu apesar de madeirense, sou portista e maritimista...

    Tenho a certeza que todos aqueles que atacam as nossas regiões irão pagar... Haverá uma justiça, nem que seja divina... Neste momento necessitamos de uma terrena para que acabe com esses fdp da UEFA, da FPF e lampiões...

    ResponderEliminar
  2. Caro Madeirense,

    Como portuense fico contente por saber que à madeirenses que gostam do FCP. Faz muito bem em ser também adepto do Marítimo e ser fiel às cores da sua bela Madeira.

    Um abraço para si e para a Ilha da Madeira

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos os portuenses que além disso tiveram o bom gosto de serem Dragões!
    Antes de mais quero manifestar o meu total acordo com o comentário "O judas do Porto" e garantir desde já,que não foi com o meu voto que o actual sujeitinho que está á frente da Câmara do Porto,foi eleito.
    Também tenho o blog dragaoatento no qual declaro o meu amor incondicional ao FC Porto.
    Sou o sócio nr.4220.
    Também já percebi que o actual poder central está a desviar a maior parte do dinheiro dos contribuintes e não só,para realizações na Capital do império,e que cidades como o Porto levam umas migalhas!Quanto a isto nada posso fazer,resta-me assistir impotente,porque na altura do voto as pessoas deixam-se enganar pelos seus preconceitos e acabam por escolher quem não devem.
    Abraço,
    AMonteiro

    ResponderEliminar
  4. Direi qualquer coisa relativamente à forma como se faz a petição. Por agora vou andar ocupado em exames para a pós-graduação mas nao me esquecerei disso.
    Já agora, viste a entrevista do PC? Hà que admirar a atitude deste homem que apesar de tudo o que andam a dizer dele e da forma agressiva como os pivots jornalistas vai para a televisão defender o Porto com grande calma e dignidade.
    O meu protesto, contra a parolice de por bandeiras da selecção e contra todos os ataques que nos têm feito vai ser por uma bandeira do Porto na janela.

    abraço

    ResponderEliminar
  5. amigos.
    A LUTA CONTINUA.
    (no bom sentido)
    o RENOVAROPORTO,
    é um blog de categoria.
    OBRIGADO.
    se quiserem,
    visitem.
    portodocrime.blogspot.com
    obrigado.
    a luta continua.
    PORTO LIVRE

    ResponderEliminar
  6. Caros Amigos

    Seria muito bom que o amigo Manuel da Costa, relativamente à petição, desse a sua contribuição o mais cedo possivel, sem prejuizo da sua vida, porque é fundamental lançar este importante "instrumento".

    Quanto às bandeirinhas da selecção, é a total caracterização do 3º mundo no qual portugal está inserido.

    rui rio "o pequeno", parece que vau recandidatar-se, porque à frente do psd está a sua amiga anti-regiões, e haverá muito masoquista que votará nele, infelizmente.

    Abraço
    Renato Oliveira

    ResponderEliminar
  7. O Rui Rio conseguiu acabar com as forças vivas da cidade, basta ver o marasmo que o Porto ficou desde que esse sujeito ganhou a câmara.

    Todos falam mal mas na hora de escolher votam nesse hipócrita.

    Espero que alguém independente de partidos políticos concorra e ganhe a câmara.

    Do PS é fugir a 7 pés, tal o centralismo que se verifica dia após dia na capital do império, ter cá um desses capangas na Invicta só poderia ser mais do mesmo = marasmo e migalhas.

    Quanto as bandeiras concordo com o conceito de 3º mundista!
    A única bandeira a colocar por mim será a do FCPorto!


    Cumps

    ResponderEliminar
  8. "Desordeiro",

    Tenho a certeza que o seu nome de baptismo é muito mais simpático do que esse.
    Como terá percebido, estou tão revoltado c/ tudo o que o Porto (e o FCP) está a passar como o amigo, e também sinto que esta selecção não me diz grande coisa, mas é importante que as coisas sejam vistas de uma forma mais profunda, mais política. Temos de canalizar essa revolta para acções que possam contribuir para uma revira-volta grande da situação. Há que participar mais nas acções cívicas mesmo quando o FCP está na mó de cima e vence tudo.
    Pense nisso amigo.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida que esse senhor" Rio" tem, muitas responsabilidades-agora fala , mas é curioso nunca o ouço.Estarei a ouvir mal? - mas há mais gente com responsabilidades na matéria:aqueles que tendo a oportunidade de irem aos O.C.Social, não são capazes de falar sem medo e sem receio de todos os problemas que afligem o Porto.
    A luta do F.C.Porto vai ser ganha, porque se for perdida...ficaremos com muito pouco para elevar a nossa auto-estima.
    Um abraço
    PS-É com alegria redobrada, que vejo o Renovar o Porto, ser cada vez mais visitado.Meus caros Ruis: já dizia o poeta - vale sempre a pena quando a alma não é pequena - e a vossa e a nossa alma, é muito grande.

    ResponderEliminar
  10. Caro Renato

    Nâo se preocupe que eu tratarei dessa petiçom.
    De facto agora ando demasiado ocupado com trabalho mas também não interessa pois não creio ser a altura certa para a mandar, pois esta não deverá ter qualquer associação a clubismos.
    Escreverei um texto inicial para o mote da petição que lançarei a discussão na altura devida, para todos os interessados poderem participar e contribuir.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Se a culpa fosse do Rui Rio e se o pessoal do Porto não gostasse da situação mencionada neste post então como me explicam que ele tenha sido reeleito e que continue a ser o presidente de TODOS os portuenses ...sim porque a cidade do Porto não é o FCP!!!

    ResponderEliminar
  12. Menino anónimo,

    Não devia responder-lhe porque destesto anonimatos. São sinais de uma coisa muito feia que me escuso agora a dizer. O que lhe digo e direi 1 milhão de vezes se preciso fôr, é que o FCP é muito mais PORTO do que o RESTO a que V. Exa. deverá certamente pertencer. Tem dúvidas? Ou será que também já quer substituir-nos por benfiquistas? Não seria mais prático fazer as malas e instalar-se na capital? Acho que está deslocado.

    ResponderEliminar
  13. Caro Anónimo,

    O Sr. Rui Rio pode ser seu presidente - meu não é com toda a certeza.

    Maioria absoluta?

    Demagogia + mentira

    O Sr. Rio construiu uma imagem de pessoa séria... acredita nisso quem quer e é confortável acreditar numa coisa dessas.

    Dê-se ao trabalho de vasculhar a net e vai encontrar muitas referências óbvias.

    Procure, por exemplo, o que o metro da av. da boavista tem a ver com o parque da cidade. Procure saber porque apesar de todos os pareceres dizerem o contrário, o RR e a metro insistem num novo viaduto a começarem e a terminarem em terras de sua majestade a IMOLOC.

    Veja lá se acorda e não diga disparates.

    ResponderEliminar
  14. Os argumentos que são válidos para branquear os actos do PdC,são bons para condenar o Rui Rio?
    Ganhou as eleições 2 vezes (a segunda com maior margem), que seja público nunca foi condenado em nenhuma instância ao contrário se outros senhores "honestos".
    O porto é muito mais que o FCP.
    Viva a cidade do PORTO.

    ResponderEliminar
  15. Sr. Zé Magalhães,

    O Sr.Pinto da Costa não precisa de ser branqueado, porque ainda não foi condenado. Teoricamente foi julgado pela UEFA precipitadamente com base em elementos viciados por um advogadozeco rasca e benfiquista. A operação que segue, tratará de julgar as suas acções como devem de ser julgadas. Aguarde, com calma. Depois, ao contrário de alguns falsificadores (também advogados) que andam fugidos à Justiça o Sr. Pinto da Costa não precisa de ser branqueado,precisa sim, é de se lavar da porcaria deste país com a qual V. Exa. parece dar-se bem.

    Se, como parece, foi um dos que votou em Rui Rio, penitencie-se, porque cometeu o maoir crime da sua vida. Por isso, deve ter-se enganado, o que você queria dizer era:
    "Morra a cidade Porto!" Mas, se Deus quiser há-de viver, sem o Rui Rio, seu amigo...

    PS-Se leu a coluna lateral deste blogue, ele diz na coluna da direito que é rteservado o direito de admissão aos seus inimigos. Não comente mais aqui, isto é para portuenses-tripeiros, não foi feito para traidores.

    ResponderEliminar
  16. Relativamente ao senhor que está na Câmara, tenho a salientar que me faz pensar se devo continuar a ser adepto da regionalização. É que a sua putativa nova orientação fazem-me passar para o outro lado.Preso muito as boas companhias...

    ResponderEliminar
  17. A pobreza argumentativa destes ressabiados e recalcados é, infelizmente, a razão do estado a que chegou a cidade. Fala-se em branqueamento de Pinto da Costa com um despudor só entendível quando dito por néscios. E já agora só pretendo relembrar-lhe que a sua sede de justiça devia contemplar a preocupação pelo estado letárgico duma eventual investigação das denuncias daquele que foi o nº 2 da governação da cidade, no primeiro mandato do actual presidente.
    Ah! E não perca de vista que foram 60 mil os votos que o elegeram, onde se incluem os do CDS, num universo de 235 mil eleitores. Descodificando: 25% dos portuenses eleitores escolheram esta solução.
    Não me ficam dúvidas da imensa facilidade de mudança, possível e indispensável.

    ResponderEliminar
  18. Caro Victor Sousa,

    De facto,é para desconfiar... Mas não se assuste, que aquilo são só efeitos de pré-campanha que se avizinha. Ele é "muito sério", mas não resiste à pomada-santa de jibóia dos demais políticos.Então ainda não reparou nas súbitas casinhas cobertas do centro histórico? Estão a rebentar c/ a Primavera, como flores...

    ResponderEliminar
  19. Caro Victor Sousa

    É precisamente esse um dos motivos pelos quais eu defendo a autonomia do norte. o Sr. Rui Rio não está a defender o Norte mas sim a sua imagem para se projectar a nível nacional mais tarde. É triste mas qualquer político que defenda o norte (preciso dar exemplos?) passa a ser um alvo a abater pelas máquinas centrais dos partidos

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...