22 setembro, 2008

Um olhar retrospectivo

Permito-me um olhar retrospectivo sobre as três últimas semanas em que faltei com a minha presença neste espaço de opinião. Que novidades ocorreram? Vejamos.

1 - A Ryanair desistiu da sua base no ASC e vai fazê-la em Barcelona. Incalculável prejuizo para a nossa cidade e para a nossa região. Parabéns ao governo que, através da ANA, conseguiu aquilo que queria: lixar-nos. Não vejo outra motivação.

2 - Ainda acerca do ASC. Persiste o silêncio do governo sobre a gestão autonomizada do aeroporto. Alguém duvida que vamos ser lixados outra vez?

3 - A Câmara do Dr.Rio continua as suas trapalhadas. Agora é a propósito do Bolhão. É o que dão o autísmo, a prepotência e a incompetência: além do atraso na solução de um problema, há o risco de pagamento de enorme indemnização. Esta Câmara do Dr.Rio consegue a proeza de, para além de ter a cidade em completo imobilismo através de uma administração mais que cinzenta, meter-se em alhadas que podem custar caro. Já não bastava o caso dos terrenos do Parque da Cidade? Fico aguardando com muita curiosidade as próximas eleições autárquicas para saber até onde vai o masoquismo dos eleitores do Porto.

4 - A falta de pudor do governo atingiu novos limites. O Metro do Porto foi vítima de burla. Leu-se nos jornais que esta sociedade fez um acordo em que cedia o controle accionista ao governo, contra a promessa de este providenciar a ampliação da rede, com determinados limites temporais. Vem agora o governo dizer que não tem dinheiro para cumprir os compromissos que tomou. Não seria caso de cadeia?

5 - O petróleo sobe, a gasolina sobe acentuadamente. O petróleo baixa, a gasolina hesita em descer uns míseros dois cêntimos. O governo diz que faz e acontece. Todos muito machos. Faz que faz e nada acontece. A escandalosa protecção ao racket dos ultra poderosos continua.

6 - No campo de futebol lamento verificar que parece confirmar-se a desconfiança que sempre tive em relação a JF. Pode saber muito de futebol, mas isso está ao alcance de quem leia os livros necessários. Para mim, JF não é um condutor de homens, não conseguiu o controle do seu plantel nem o sabe motivar, e como tal não serve para um clube como o FCP. Temo um vexame em Londres na próxima semana, e receio bem que, a continuar assim, o tetra seja uma miragem. Sinceramente espero que esteja totalmente enganado.

7 - Pinto da Costa ilibado na Relação do Porto. Ainda há elementos sãos na justiça portuguesa? Segue-se mais uma prova: o Supremo Tribunal de Justiça. Receio os miasmas tóxicos provenientes da PGR, pelo que tenho muitas dúvidas quanto ao teor do acórdão final.

8 - Em resumo, sempre a mesma choldra, como diria o Eça. Ou melhor, algo de novo. Refiro-me à iniciativa do Alexandre Ferreira com a sua tentativa da criação de uma associação de cidadãos do Porto interessados em discutir o que fazer para sairmos da "apagada e vil tristeza" em que vivemos. Tive o gosto de ter estado presente na reunião inicial e tenciono continuar a comparecer. Força Arquitecto, não desanime.

3 comentários:

  1. Duas novas pontes, uma delas pedonal, dois elevadores ligando Miragaia a Massarelos à zona alta da cidade e dois cais acostáveis são elementos centrais do plano de requalificação da zona ribeirinha do Porto.


    Será verdade???

    ResponderEliminar
  2. Não deveriamos calar a problematica da Ryanair e do ASC.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui Farinas,

    Mas o que é mais desconcertante é a resposta do primeiro-ministro Sócrates, ao afirmar que não sabia o que se passava com o Aeroporto Sá Carneiro! E Esta!

    Quanto ao Rui Rio, temos o contabilista que não sabe fazer a gestão de Edificios publicos e emblemáticos da cidade, preferindo entregá-los a privados para eles fazerem centros comerciais. Todavia mesmo estes gestores privados estão de pé atrás quanto à possibilidade ou não de fazerem aquilo que pretendem fazer!

    Sobre o Sr.Jesualdo Ferreira, gostaria de poder adivinhar o que vai naquela cabeça! Não consegue fazer uma equipa! Como se viu ano passado, também teve sorte, ele praticamente não mudou a equipa tipo que já vinha do ano anterior. Até chegou a ser criticado por não fazer entrar na equipa os "reforços". Mas o que é certo é que não mexer na equipa deu resultado!

    Resta a nossa esperança no movimento que há-de nascer e em cuja primeira reunião estive presente, para ver se damos uma "sapatada" nesta cidade e nesta região.

    Um Abraço,

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...