23 setembro, 2008

RESPOSTA AO OLHAR INTROSPECTIVO DE RUI FARINAS

1 - Lixar-nos! Disse bem, caro Rui Farinas. Nem a figura de vendedor de equipamento informático que Sócrates anda a fazer com o computador Magalhães, na tentativa (desesperada) de vender um produto que não é seu (os votos podem vir a ser), o livra da fama de péssimo pagador de promessas. Chega a ser uma provocação ouvir este homem gabar-se das migalhas que esporadicamente por aqui vai deixando e falar delas como se tivesse descoberto diamantes. Com mais esta nega dada ao Norte com perda da base da Ryanair no ASC e com a sua deslocação para Barcelona, Sócrates deu uma "preciosa" machadada na já moribunda economia da região. De facto, lixou-nos (para não aplicar uma palavra mais forte)!
2- Como pode haver dúvidas sobre isso, se por aqui os políticos da esfera do governo e da oposição, estão é preocupados com os lugares nos partidos e nas respectivas carreiras? Até a putativa candidata do PS à Câmara Municipal do Porto, Elisa Ferreira, caso seja eleita, parece estar com vontade de acumular o cargo de deputada no Parlamento Europeu (que já ocupa) com o de Presidente da Câmara. Com tanto que há por realizar no Porto, desde que Rui Rio é Presidente, não me parecem muito felizes e de bom augúrio, as intenções desta senhora, de quem, aliás, tenho boa impressão.
3- A esse propósito, e objectivamente no que respeita à malha urbana da zona histórica do Porto, decidi criar um novo blogue (http://ascasasdoporto.blogspot.com), para denunciar o estado decrépito das casas antigas da cidade. Para o efeito, publicarei regularmente fotos das casas que me pareçam mais interessantes a nível arquitectónico (embora não seja um experto na matéria) e daquelas que, não o sendo, preservem a traça histórica da arquitectura da cidade ou estejam degradadas. Mesmo assim, tenho sérias dúvidas que isso possa bastar para acabar com o masoquismo de alguns portuenses. A mim, parece-me mais sado-masoquismo, ou desamor, sei lá...
4- Bem, sobre isto, serei mais sintético e pragmático. O termo vigarice, como todos os outros do léxico português, existe para ser usado, de preferência com aplicações justas e claras. Se não é vigarice aquilo a que o amigo Farinas chama "falta de pudor", o que é então?
5 - Sobre este assunto respondi por "antecipação", aqui.
6 - A postura dele em campo diz alguma coisa. A mão demasiado tempo no queixo em pleno treino, ar frequentemente preocupado, uma certa subserviência no modo como reage quando substitui um jogador (à laia de: desculpa lá pá, não leves a mal!). As conversinhas de orelha com os jogadores, sinceramente, não podem ser sinais de quem está muito seguro de si, mas também não quero extrapolar e abusar dos meus "dotes" de psicólogo, que não sou nem pretendo ser. Neste ponto, o que eu quero é mesmo enganar-me.
7 - Concordo consigo. A minha esperança é que, para o mal e para o bem, estamos integrados na União Europeia. Por lá a Justiça também não é famosa, mas sempre está muitos furos acima da destes inaptos. Terá de ser lá que Pinto da Costa verá feita justiça. Aqui (ou melhor, em Lisboa) a Justiça está completamente contaminada.
8 - Idem, idem, aspas, aspas.

1 comentário:

  1. Caro Rui,

    Completamente de acordo com o seu post.

    Assino por baixo.

    Abraço,

    Renato

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...