Autarcas forçam novo calendário para metro
Metro diz respeito ao Norte
Avenida sem vista para a renovação
03 outubro, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O Porto esteve sempre ligado a acontecimentos de maior relevo da História nacional. Na génese do nome do país (Portucale)foi berço do Infante D. Henrique e fiel depositário do coração de D. Pedro IV em homenagem aos tripeiros pelo contributo prestado à causa liberal. Factos históricos que, repetidamente os governos centralistas parecem desprezar. É tempo de exigirmos o respeito que nos é devido.
Este volte-face do Governo acerca da questão do Metro tem muito de surpreendente. Depois de terem andado durante anos a bloquear a criação do projecto (sobretudo João Cravinho, agora tornado regionalista) decidem, do nada, avançar com fundos milionários, de montantes que apenas Lisboa se encontra habituada a receber, para expandir uma rede de Metro para os próximos 18(!) anos.
ResponderEliminarDepois de pensar no assunto creio que encontrei as motivações:
(a) Rui Rio foi um dos representantes portugueses à reunião de Bilderberg. Todos sabem que essa reunião serve de ensaio aos futuros líderes políticos nacionais. Como MFL tem andado simplesmente a deixar passar o seu mandato sem se preocupar minimamente com o cargo que ocupa, todos os indícios apontam para que haja um novo candidato do PSD às eleições em 2009 e que esse candidato pode ser Rui Rio.
(b) Rui Rio conhece os meandros da política lisboeta e nunca escondeu ambições políticas nacionais. Os seus mandatos foram marcados por um silêncio gritante em relação às questões regionais que apenas apontavam para uma vontade de querer demarcar-se da imagem de Alberto João Jardim tripeiro e usar a Camara do Porto como trampolim político. Conhecedor do ódio visceral que o povo nutre a Pinto da Costa, aproveitou guerras com este para promover a sua imagem junto do eleitorado nacional.
(c) o PS sabe que Rui Rio goza de uma boa imagem de rigor e de demarcação de Pinto da Costa junto do eleitorado nacional e vê-o como uma séria ameaça. Nestes termos, há que eliminá-lo e colocá-lo no seu lugar. A melhor maneira foi a manipulação do Metro do Porto. Prometendo mundos e fundos para prazos extremamente alargados, que Rui Rio sabe que não irão cumprir, o PS conseguiu com essa ratoeira matar dois coelhos de uma só vez: em primeiro lugar, promove o seu partido e abre caminho à eleição de Elisa Ferreira (que pretende conciliar o mandato de edil com a de euro-deputada), conseguindo talvez afastar Rui Rio da Camara do Porto; em segundo lugar, as suas reivindicações regionais colam-no à imagem de autarca que apenas quer saber da sua terrinha e que elimina totalmente quaisquer hipóteses a nível nacional.
O objectivo será, assim, o de utilizar o Metro como engodo para afastar Rui Rio da Câmara e da política nacional e talvez conquistar a CMP. Conhecendo a aversão dos sucessivos Governos ao Norte e do Ministro Jamé em particular, ainda me custa a engolir que realmente vão investir tamanho dinheiro no alargamento da rede do Metro num prazo tão alargado.
Completamente de acordo com a sua análise.
ResponderEliminarCaro b), quer que lhe dirija um convite para postar no Renovar o Porto? Terei muito gosto. Os seus comentários justicam-no.
Cumpts.