01 outubro, 2008

Será o ocaso de um grande clube?

As instituições, como os seres vivos, têm ciclos de vida. Os clubes de futebol não fogem a esta regra e o exemplo mais marcante de que me recordo foi o Real Madrid, que depois de muitos anos a espantar a Europa com as suas sucessivas vitórias na Liga dos Campeões, começou a declinar e durante um longo período se manteve na sombra, antes de renascer e iniciar um novo ciclo de esplendor. ( Por muito que me custe admití-lo parece-me que com o Benfica se está a passar um fenómeno semelhante embora à modesta escala portuguesa).

Tudo leva a pensar que o FCP está a iniciar uma curva descendente que não se sabe até onde o leverá, mas que será imparável se não forem tomadas urgentemente medidas correctivas que infelizmente não se vislumbram, a menos que o desastre de ontem em Londres sirva de catalizador para esse efeito.

Pessoalmente, o anunciado crepúsculo do FCP tem repercução para além do mero fenómeno desportivo. Nortenho e portuense, habituado a fazer parte de uma população que é humilhada, desconsiderada, colonizada, por um poder central que nos tritura, o FCP era um dos poucos motivos de satisfação e auto-estima que sentia enquanto membro desta infeliz comunidade nortenha. Agora até este orgulho parece querer esfumar-se e, o que é pior, desta vez não podemos atribuir a culpa ao poder central: a culpa é nossa, os coveiros serão a nossa própria gente. É isto que mais me dói.

As múltiplas causas deste desastre anunciado são várias.

- Uma estranha administração da SAD que se enquistou no clube e vive na sua torre de marfim, num desprezo absoluto pelos adeptos, com os quais não mantém linhas de comunicação.
- Um presidente da SAD que para além dos problemas com a justiça, que lhe foram artificialmente criados, tem todo o aspecto de estar refém, por motivos ignorados, da administração a que pertence, o que aparentemente lhe coarcta a implementação de medidas correctivas que, em anos não muito distantes, já teria certamente tomado.
- Uma desastrosa política de aquisição de jogadores que dá azo a rumores pouco abonatórios para com a SAD, nunca desmentidos.
- Uma política de empréstimo de jogadores incompreensível, que leva a que se percam os valores formados no clube.
- A contratação e manutenção de um treinador que visivelmente não tem as condições necessárias para liderar uma equipa de futebol de primeira linha. ( Os campeonatos que dizem que conquistou, não foi ele: foram os nossos rivais que os perderam e ofereceram ao FCP de mão beijada). Este treinador não é um lider, é medroso e conservador, despreza os jovens talentos, tem suficiente mau feitio para se incompatibilizar com alguns jogadores, sem que tenha a grandeza de alma para depois se reconciliar e aproveitá-los, insiste em meter na equipa comprovadas nulidades, não foi capaz de criar um fio de jogo.

Estes são alguns motivos que me ocorrem para justificar um desastre anunciado. Outros haverá. A solução não depende do governo, da regionalização, ou de outros motivos fora do nosso controle. Depende apenas do clube e dos seus associados e adeptos. Espero que não deixemos cair o FCP no precipício à beira do qual ele se encontra. Ainda se vai a tempo mas as medidas saneadoras são urgentes.


P.S. Este texto não foi escrito sob a emotividade causada pela humilhação sofrida em Londres. Há muito que penso assim. O que se passou no estádio do Arsenal foi apenas uma confirmação do mal estar que afecta o FCP.

13 comentários:

  1. Tem toda a razão no que escreveu.
    Tenho a certeza que não é o único a pensar assim.
    (Pelo menos há mais um, que sou eu).

    J. Mota
    (sócio nº 419 do FCP)

    ResponderEliminar
  2. As boas analises NUNCA, são feitas em cima dos MAUS MOMENTOS.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Rui Farinas não concordo nada com a sua opinião quando diz:
    " O F.C.Porto está a iniciar uma curva descendente...". Se o Rui bem se lembra, já se dizia isso na altura dos treinadores F.Santos e Óctavio Machado e até apareceram nas paredes do Estádios das Antas, frases contra o Presidente e os administradores. Já nessa altura se dizia o mesmo:- Pinto da Costa refém da Sad-,- política desportiva desastrada -, treinadores fraquitos, etc. E o que aconteceu?...Demos a volta por cima e ganhamos tudo, inclusivé a C.League, maior feito colectivo da história do desporto português.
    O que foi preciso fazer?!Apenas e tão só, mudar de treinador, arranjar um treinador com capacidade para potenciar os jogadores, valorizá-los, fazê-los acreditar...Um treinador que transmita confiança, crença, convicção, que moralize e galvanize, que quando diga:- vamos jogar para ganhar- isso depois não se transforme no contrário e num pesadelo.
    Meu caro Rui, os N.Valentes, Tiagos, Marcos Ferreira, César Peixoto, Derlei, Maniche, etc. de ontem, são os T.Costa, Hulk, Guarín, Sapunaru de agora e a única diferença está no treinador.

    Termino com um comentário que deixei no meu blog:
    Posso e devo, dizer porém, que o Porto, a região do Porto e o Norte, têm perdido muitas coisas e quase a única coisa que lhes resta, é o orgulho em ser do F.C.Porto em ser Dragão. Eu dentro das minhas possibilidades, lutarei sempre, mas sempre, para que esse orgulho nunca se perca.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. A Oposição a falar???!!!

    ResponderEliminar
  5. "...começou a declinar e durante um longo período se manteve na sombra, antes de renascer e iniciar um novo ciclo de esplendor. ( Por muito que me custe admití-lo parece-me que com o Benfica se está a passar um fenómeno semelhante embora à modesta escala portuguesa)"

    Caro Rui Farinas,

    Não consigo ver como o benfica possa estar a renascer.

    Acabou uma das piores épocas de sempre, está às portas da eliminação da UEFA e na Liga a única coisa que ganhou foi o jogo com o moribundo Sporting (esse sim).

    O declínio do FCP foi antes, com Oliveirinha e Fernando Santos (a quem valeu o Jardel) e posteriormente com Otávios e companhia, tendo conseguido entrar nos carris, com um Tri-campeonato (sem Jardel) depois dos del neri, fernandez e couceiro.

    Todos os anos o FCP faz recordes de receitas, e recentemente nem precisa de fazer grande coisa na Europa para criar e vender craques.

    Saímos ainda airosamente do pior ataque que sofremos em mais de cem anos de história (pior do que o período negro do salazarismo), que poderia ter tido consequências terríveis, e preparamo-nos agora para um contra-ataque impiedoso.

    Não me cheira a declíneo. Apenas perdemos um jogo contra o Arsenal, em Londres.

    Um abraço,

    Miguel

    ResponderEliminar
  6. Às primeiras dificuldades...

    ResponderEliminar
  7. Caro Dragão. A figura do ocaso será demasiado drástica. O FCPorto é muito (ou quase tudo) daquilo que Pedroto e Pinto da Costa construiram. Com eles acabou-se o futebol paroquial e principalmente a subserviência ao poder da capital. Queira-se ao não, havia (e ainda há, principalmente naqueles que sendo do Norte acabam por ter o seu pedaço de terreiro do paço) um conformismo e bajulação, à capital e suas instituições, e desprezo pelos ideais desta Nação Nortenha. Com aqueles Homens, o FCPorto cresceu e mostrou-se como a única força agregadora (e reclamante) desta Região.
    Por isso, hoje em dia ainda com Pinto da Costa (infelizmente humanamente não imortal) o FCPorto continua a sua saga. E continuará. Existirão, todavia, ciclos. Se pensar, já tivemos períodos bem negros. Mas depois, bem depois, fomos campeões, EUROPEUS, do MUNDO... Derrotas doem, mas é principalmente nelas que se vão buscar as forças para fazer melhor. Acredite. Positivismo, por isso.

    ResponderEliminar
  8. Na realidade o sócio 419 deve estar muito preocupado, com os ultimos trinta anos do FCP!!!!!!

    Tenha Juizo.

    Quanto ao RF, que aprecio, mas quando fala de FCP, "calado é um poeta".

    ResponderEliminar
  9. Que desilusão, Sr.Farinas.

    ResponderEliminar
  10. "O que foi preciso fazer?!Apenas e tão só, mudar de treinador, arranjar um treinador com capacidade para potenciar os jogadores, valorizá-los, fazê-los acreditar...Um treinador que transmita confiança, crença, convicção, que moralize e galvanize"

    Então vamos lá!
    Quem despede o treinador, eu ou você?
    O Presidente não será, pelos vistos.

    ResponderEliminar
  11. "Na realidade o sócio 419 deve estar muito preocupado, com os ultimos trinta anos do FCP!!!!!!

    Tenha Juizo".

    Além de não estar preocupado com os últimos trinta anos (só com o "rumo" actual, se é que tem algum), pelo menos não sou anónimo.

    ResponderEliminar
  12. Caro Rui Farinas,

    Fez uma boa análise das questões que "atormentam" o F.C.Porto e os portistas!

    Contudo, acho que o FCPorto não está na curva descendente e somente não tem, na minha opinião, um treinador à altura dos pergaminhos do Clube. Como sabe nos 2 últimos anos, Jesualdo tinha um adjunto Carlos Azenha que sabia e sabe muito mais de estratégia futebolistica que o próprio Jesualdo. Por isso o brilharete interno que se conseguiu nesses 2 anos!

    No Clube existe uma estrutura sólida que não "deixará" cair o clube no ocaso. Espero eu e todos aqueles que gostam e amam o FCPorto.

    É o único símbolo da cidade e todos os portuenses têm "obrigação" de resguardar este símbolo precioso!

    Abraço,

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar
  13. Longe de mim pretender iniciar uma polémica que aliás não se justificaria. O meu post e os comentários que suscitou são apenas opiniões que, correctamente expressas como é o caso, são legítimas e merecedoras de todo o respeito. Não resisto no entanto a fazer um comentário aos comentários.

    Tendo eu enumerado uma série de factores que considero sinais negativos e preocupantes para o futuro imediato do FCP, não houve um único comentário que contradissesse essa análise bem objectiva. Todas as argumentações vão no sentido do "acto de fé": o clube já passou por momentos difíceis e logo a seguir conseguiu novos êxitos, por isso agora vai acontecer o mesmo. Esquecem no entanto o que, em minha opinião, me parece ser a grande diferença com o presente. É que nas situações anteriores foram tomadas aquilo que eu chamo de medidas correctivas, ao passo que no presente não se vê movimento nesse sentido, e é isso que me preocupa. O meu post mais não é do que um angustiado grito de alma a traduzir a minha inquietação, que só cessará quando a SAD mostrar que reconhece que o momento não é fácil e tomar as medidas que julgar adequadas. A inacção não levará a lado nenhum. O FCP deve a sua grandeza ao trabalho, dedicação e sagacidade de muita gente, a começar pelo actual presidente. Nada caiu do céu espontaneamente e assim vai continuar a ser.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...