10.11.2008, Luís Lima
Objectivo é aceder ao caderno de encargos do concurso público de privatização da empresa
A Associação de Cidadãos do Porto (ACP) reuniu-se sexta-feira à noite pela terceira vez e o próximo passo que promete dar não poderia ser mais ambicioso: "Pedir o caderno de concurso público de privatização da ANA", como qualquer candidato à aquisição da empresa que gere os aeroportos em Portugal. É mais uma forma de lutar pela gestão autónoma do Aeroporto Sá Carneiro, que o Governo pretende privatizar no pacote da ANA.
"Penso que estamos numa altura em que temos, sem dúvida, de arriscar". "Vamos avançar com isto, mesmo que seja só para chatear", resumiu Alexandre Ferreira, o arquitecto de 28 anos que, em Setembro, lançou no blogue A Baixa do Porto (www.porto.taf.net), a ideia de criar a associação para "defender os interesses colectivos da área metropolitana".
Já a ideia de concorrer à privatização da ANA partiu de José Ferraz Alves, outro colaborador do A Baixa do Porto. "Po rque é que a associação não divulga que quer estudar e analisar a questão da privatização da ANA?", questionou, logo no início da reunião. "Não temos dinheiro, mas toda a gente sabe que, na maior parte dos concursos, ninguém faz nada com dinheiro próprio", disse. "A meio do processo, às tantas, começamos a perceber que a nossa brincadeira é mais séria do que a brincadeira que o Governo está a fazer", considerou Tiago Fernandes, o criador de A Baixa do Porto.
"Penso que estamos numa altura em que temos, sem dúvida, de arriscar". "Vamos avançar com isto, mesmo que seja só para chatear", resumiu Alexandre Ferreira, o arquitecto de 28 anos que, em Setembro, lançou no blogue A Baixa do Porto (www.porto.taf.net), a ideia de criar a associação para "defender os interesses colectivos da área metropolitana".
Já a ideia de concorrer à privatização da ANA partiu de José Ferraz Alves, outro colaborador do A Baixa do Porto. "Po rque é que a associação não divulga que quer estudar e analisar a questão da privatização da ANA?", questionou, logo no início da reunião. "Não temos dinheiro, mas toda a gente sabe que, na maior parte dos concursos, ninguém faz nada com dinheiro próprio", disse. "A meio do processo, às tantas, começamos a perceber que a nossa brincadeira é mais séria do que a brincadeira que o Governo está a fazer", considerou Tiago Fernandes, o criador de A Baixa do Porto.
Para os membros da ACP, a candidatura à privatização da ANA é, por assim dizer, um plano de emergência. O ideal, defendem, seria a gestão autónoma do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, cenário que, de acordo com a edição de quarta-feira do Diário Económico, parece já improvável. Segundo o jornal, "a ANA - Aeroportos de Portugal deverá ser privatizada mantendo a totalidade do universo empresarial que actualmente gere", o que inclui as infra-estruturas aeroportuárias dos Açores e da Madeira, bem como o Sá Carneiro e o futuro aeroporto internacional de Lisboa, em Alcochete.
"Se é a privatização que querem, vamos à privatização!", proclamou Ferraz Alves, logo ajudado por Miguel Barbot, outro membro da associação: "Quanto mais não seja, trazemos à luz do dia os entraves que possa haver nesse concurso."
"Se é a privatização que querem, vamos à privatização!", proclamou Ferraz Alves, logo ajudado por Miguel Barbot, outro membro da associação: "Quanto mais não seja, trazemos à luz do dia os entraves que possa haver nesse concurso."
A Associação de Cidadãos da Área Metropolitana do Porto defende a gestão autónoma do Aeroporto Sá Carneiro
Seria ouro sobre azul avançar com esta ideia!
ResponderEliminarÉ a melhor maneira de a sociedade civil dar uma bofetada de luva branca nas instituições e nos politicos!
Abraço,
Renato