06 março, 2009

Onde é que já ouvi isto?

"A nossa Democracia tem fragilidades que importa corrigir: a começar na vida interna dos partidos e dos sindicatos (...). Mas também nos domínios da Justiça (...) e dos media, onde cada vez há menos jornalistas qualificados e independentes e mais "funcionários" ao serviço dos interesses que lhes pagam..."
Mário Soares/Visão
Público

Tenho, o respeito que a minha consciência de cidadão minimamente atento ao teatro da política, exige que tenha, para com o Dr. Mário Soares. Não mais. Deste homem, de aspecto afável e bonacheirão, pouco mais me resta do que a imagem simbólica de alguém que nunca conseguiu ultrapassar o nível dos processos de intenção.
Ama a Liberdade (pela qual, sempre lutou), mais pelo que ela tem de abstracto, do que pelo que ela implica de objectivo. É um teórico do humanismo , um socialista de intenções, mas decididamente, um capitalista em acções (não foi ele quem meteu o socialismo na gaveta?). Incomoda-o, seriamente (creio), o lado usurário do capitalismo, sobretudo como nestes últimos tempos, quando põe a nu, os métodos anárquicos e oportunistas da gestão dos dinheiros públicos e privados. Ainda que atento e sempre disponível para censurar o capitalismo selvagem, caminhou sempre a seu lado.
Nunca, estes últimos anos, o vimos verdadeiramente interventivo, ou pelo menos, suficientemente incomodado com a macro-concentração do poder na capital, sabendo como um homem com a sua experiência é obrigado a saber, o quanto isso contribui para a fragmentação da coesão nacional e para a consequente geração de movimentos autónomos e até separatistas.
Este comportamento ziguezagueante de Mário Soares, deixa-nos sem alternativas ,e com muitas dúvidas, quanto à sua visão estratégica sobre o país. Às vezes, procede como se apenas estivesse interessado em manter um protagonismo que o avançar da idade ameaça ofuscar. Às vezes, acho que está a brincar connôsco...

1 comentário:

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...