24 julho, 2009

Desiludido com a entrevista de Elisa Ferreira

A entrevista de Elisa Ferreira ao semanário Grande Porto de hoje, deixou-me francamente desiludido. A candidata não passou de generalidades óbvias mas ocas, não foi além do que diria um qualquer candidato a presidente da Câmara de qualquer pequena vila de Portugal. Coisas como, por exemplo, " criar condições de atracção para empresas, para a criação de emprego", ou então que é necessário ter "as praças, ruas e passeios bem tratados", ou ainda que é necessário "contrariar a degradação do parque habitacional (...) é preciso um programa de reabilitação do parque construído". Projectos concretos? Apenas citou um, que consiste em pôr os desempregados da cidade a cuidar dos velhinhos e inválidos. Muito pobre.

EF disse no entanto uma coisa que deve merecer total concordância: "para mim a cidade não é o espaço que vai da Circunvalação até ao Douro. É uma grande metrópole e deve comportar-se como tal". Lamentavelmente ficou-se apenas por esta declaração de princípios. Estaria a pretender referir-se ao projecto de ligação administrativa Porto/Gaia? Não sabemos. Penso que já era tempo de EF ter um projecto detalhado, com objectivos claros e estratégias para os atingir. Gostaria também que exprimisse opiniões sobre as questões que, não sendo problemas específicos do Porto, condicionam largamente a vida económica da cidade e o seu futuro, e até mesmo a sua capacidade de se constituir na tal metrópole do noroeste peninsular. Parece-me que Elisa Ferreira pretende empenhar-se em endireitar a sombra de uma árvore torta (mas não diz como...) em vez de centrar os seus esforços na tentativa de endireitar a árvore.

Até à data das eleições poderei ainda ser levado a alterar a minha opinião, mas o que penso neste momento é que entre EF e RR, venha o diabo e escolha. Não, rectifico, em vista da minha particular embirração com RR, prefiro que seja Elisa Ferreira a ganhar a eleição.


p.s. Contrariamente à opinião de muita gente, estou de acordo com as razões que EF invoca para não querer ser vereadora em caso de derrota. Têm toda a lógica, mesmo que possam não constituir a verdadeira causa para a sua eventual recusa.

1 comentário:

  1. O P.S só dá tiros nos pés:

    O Porto é a segunda cidade, mais importante do país.
    Desde que acabou, o mandato do
    Fernando Gomes, ela está a ser
    presidida por Banalidades.
    Porquê!?...
    Porque os políticos do P.S.,na pessoa de 1ºMinistro, só
    tem enfiado barretes na escolha.
    Escolheu F.Assis: que vinha com
    problemas em Felgueiras.Agora
    escolhe E Ferreira: que começou
    com tanta idefinição: Câmara ou
    Europeias.Depois nas entrevistas
    Sim e Não mal.

    Infelizmente nem P.S.nem P.S.D.
    se preocupam muito com o Porto.
    Para eles: é mais importante a
    capital "Lisboa" onde se enterram os milhões!... sacrificando o resto do País.

    Para os que gostam da cidade e para
    os Portuenses.
    Vamos levar mais uma vez infelizmente; com mais um mandato
    do Banalidades.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...