20 julho, 2009

Um exemplo antiguinho...

Esta, foi a primeira imagem que encontrei, apenas para apresentar um exemplo. Por sinal, uma foto bem antiga, com o "imortal" Maradona equipado com as cores do Nápoles.
Reparem na data da capa da revista e na publicidade da camisola do futebolista. É isto que eu acho que devia ser feito nas camisolas do FCPorto. O logotipo da marca [no caso, uma marca de chocolates], impõe-se por si, sobre a côr do equipamento e dispensa a porcaria do rectângulo. Este método de plasmar publicidade é usado na maioria dos clubes europeus de hoje, e quando recorrem à banda, é regra geral, porque [e quando] há mais do que uma marca no mesmo equipamento.
No caso do equipamento principal do FCPorto, esta questão é mais premente porque tem as riscas verticais que são parcialmente "rasgadas" na horizontal pela banda azul claro do fundo do logotipo da tmn.

12 comentários:

  1. Ora aí está, meu caro Rui. É essa a fórmula correcta e mais bonita!

    Como também fiz uma coisa sobre o assunto, vou roubar esta foto do Maradona e colocar no post como a solução ideal.

    ResponderEliminar
  2. É que, aquilo parece mesmo um pano colado sem qualquer critério nem respeito pelas cores do equipamento. É uma forma ditatorial de fazer publicidade. Em rigor, os equipamentos não são paineis de publicidade, por isso compete aos publicitários adaptarem as suas cores às cores e ao desenho dos equipamentos, ou então [porque às vezes, é necessário] enquadrarem as barras sem os "agredirem", na estética e na dignidade.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem observado ... e pertinente!

    ResponderEliminar
  4. Admito que isto aconteça também por alguma descoordenação temporal, entre o clube e a empresa que publicita. Ou seja, porque os contratos de publicidade serão fechados já depois do modelo e a côr dos novos equipamentos estarem definidos.

    Se for esse o caso, é uma questão perfeitamente ultrapassável.

    ResponderEliminar
  5. Concordo em absoluto, a colocação estudada da publicidade pode até melhorar a imagem do conjunto...Temos todos na memória o caso Revigrés.
    Relativamente ao Post anterior sobre o emblema, aceito a opinião do Rui, pode ser actualizada a linha que não o conteúdo....

    ResponderEliminar
  6. Caros Kosta e Meireles,

    Tenho a certeza que um bom "designer" faria esse trabalho com relativa facilidade, que todos iriam gostar, e o clube renovaria a sua imagem.

    O resto, pouco ou nada há a apontar. Os equipamentos são lindos, e a equipa desta época promete. Não faltam bom jogadores.

    ResponderEliminar
  7. Realmente,vendo bem,aquelas chapolas são um "escarro". Retocar o emblema? Não, de modo nenhum,só vai estragar o mais bonito emblema dos clubes portugueses!

    ResponderEliminar
  8. Uma pergunta fora do contexto, esteve ontem no DolceVita?

    ResponderEliminar
  9. Caro Meireles,

    Estive sim senhor, pela manhã! Estou a ver que me reconheceu.

    Para a próxima, podemos nos conhecer pessoalmente. Está a ver o que é "dar a cara"? Os outros podem reconhecer-me, mas eu não. Estou a expôr-me muito!

    Mas, no seu caso não devo correr perigo...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Rui, fique descansado -esteja sempre descansado comigo- que eu estive lá só da parte de tarde, portanto não era você a pessoa que eu vi à saída dos elevadores...Mas vi alguém, que se cruzou comigo de forma muito rápida nessa zona, que me recordou o Rui Valente tal como aparece na foto.
    Vou diariamente tomar o meu café à área do chamado "jardim de Inverno", ao piso 3.A...Se quiser aparecer, não me será difícil reconhecê-lo.
    Eu não mostro a minha "foto" para evitar os mais que previsíveis, pedidos de autógrafo...

    ResponderEliminar
  11. Mas, espere aí,Meireles, que pode ter sido mesmo a mim quem viu, porque eu tive de lá voltar ao fim da tarde, embora só por pouquíssimos minutos e usei o elevador e talvez tenha passado pelo sítio que refere.

    Se isso acontecer outra vez venha falar comigo, esteja à vontade.

    Também tenho esse problema dos autógrafos, mas contratei uns "gorilas" ao "Orelhas" para afastar os paparazzi...

    ResponderEliminar
  12. Os paparazzi e as fãs, de vez em quando, quando saio, é uma gritaria tal, que fico de molho com umas terríveis dores de cabeça...Mas pronto, lá vou suportando o preço da fama.
    OK, fica combinado, da próxima vez eu tento o reconhecimento directo.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...