19 julho, 2009

FCPorto tem de ter mais atenção ao "visual"

Não é por este preciosismo «estético» que eu quero que o meu Futebol Clube do Porto seja conhecido É, como não podia deixar de ser, pelas vitórias e pelas boas exibições. No entanto, existe um detalhe na publicidade plasmada nos equipamentos dos clubes de futebol que me é dado observar há alguns anos que me desagrada [este ano repetido], que não queria deixar de abordar.
A questão das alterações dos equipamentos em cada nova época, tanto do oficial [em pormenores] como do alternativo [na côr], prende-se com questões de puro marketing, da necessidade de criar receitas com a colocação no mercado de novos produtos. Tudo bem, até aqui. Agora, o que não me agrada nada constatar, é que as empresas que pagam aos clubes a inserção de publicidade sobre os seus equipamentos, não contemplem a componente "bom gosto" [com a relatividade que isso tem], quando o têm de fazer.

Há clubes lá fora, que têm esse cuidado, uns mais do que outros, mas os clubes franceses são talvez aqueles que melhor sabem lidar com esses aspectos, que apesar de não serem os mais relevantes para um clube de futebol, têm também a ver com a imagem. Se repararem bem, não terão dúvidas em concordar que, em França, os próprios emblemas dos clubes foram-se modernizando sem perderem a genuidade e a beleza. Mas, aquilo que quero destacar é a publicidade. Lá fora, as empresas que publicitam a sua marca ou produto, adaptam-se às cores dos equipamentos dos diversos clubes e não o contrário, como acontece por cá. O facto de pagarem, não justifica que seja o clube a ter de se submeter às cores da publicidade inserida, dado que é o clube quem lhe irá dar visibilidade. Não haveria mal nenhum se dessa submissão comercial não resultassem amiúde contrastes de cores totalmente chocantes com as dos equipamentos, mas é isso que acontece.

Já vi pior. Mas ontem podemos ver os novos equipamentos, tanto o principal [duas riscas verticais largas azuis laterais, e uma da mesma largura branca ao meio], como o alternativo [laranja, com a gola azul]. Quanto aos equipamentos, não tenho nem me interessa fazer qualquer observação, embora goste dos dois, particularmente do oficial. O que não me agrada é aquele azul celeste do fundo do anúncio da tmn. Eu pergunto se não resultaria muito mais elegante plasmar o anúncio no mesmo sítio, sem aquela barra de fundo azul claro com uma cores que ligassem bem com o azul e o branco. O mesmo se pode dizer [ainda que com menor impacto porque o equipamento tem uma só côr], com o alternativo. Não ficaria melhor se colocassem as letras meo de uma côr que estivesse em harmonia com o tom do fato e com os tom base [azul] do emblema?

Isto vale o que vale, não é por aí que vem mal ao mundo, mas, na minha opinião, acho que continuamos a fazer publicidade nas camisolas do(s) nosso(s) clube(s), à moda do século passado. Para terminar, também não seria propriamente prematuro se o FCPorto começasse a pensar em estilizar [modernizar] o seu emblema, sem o adulterar. É só uma questão de acompanhar os novos tempos. Clubites e gostos à parte, o Sporting foi dos três grandes, o único que o fez [refiro-me aqui ao símbolo do clube], e não me parece que tenha feito mal.

9 comentários:

  1. Rui duas notas: sobre o emblema eu acho que não devemos mexer. Sobre a publicidade, aquilo não deve ficar assim, mas se ficar, de facto borra a pintura toda...
    Vamos aguardar, mas se não mudar, começamos a agitar, a fazer ondas, para ver se eles mudam.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. O emblema é bonito, mas mesmo que não fosse é o do nosso clube. Mas [há que admiti-lo], mantém linhas e desenhos algo antiquados. Era perfeitamente possível dar-lhe um aspecto mais moderno c/ pequenas alterações mantendo o desenho original.
    Já viu como ninguém protestou com a cabeça de dragão que foi colocada no Estádio e no Dragãozinho? Aquele design não tem nada a ver com o que está sobre a coroa do distintivo, no entanto, toda a gente gosta.

    Foi só uma sugestão, não é nada que mereça polémica, o que interessa é que o FCP continue na senda das victórias. Por aquilo que vi ontem, a coisa promete...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Gosto do emblema, ja da publicidade , é como diz o Vila Pouca , aquilo BORRA mesmo tudo ..

    Um abraço, Gaspar

    ResponderEliminar
  4. Já tinha feito essa referência aos logotipos da Tmn e da(o) Meo...Pior que tudo o mais, é que ambos "parecem" desequilibrados, isso tem a ver com a % da área ocupada pelo próprio logotipo dentro da margem que o enquadra...Dei -nesse comentário- alguns bitaites sobre a questão e creio que é possível melhorar substancialmente este aspecto.
    Quanto ao emblema continuo a gostar muito dele, em trabalho bem feito é melhor talvez não tocar.
    No Dragão aparece o símbolo do "animal" numa vertente estilizada em bronze, mas não seria desagradável que lhe fosse adicionado, embora afastado, o emblema histórico...Talvez num local mais central relativamente à estrutura rectangular em que está inserido o NeoDragão...No Dragãozinho a dimensão do símbolo é reduzida atendendo à mancha clara rectangular em que se insere..Vejam o que aconteceu na Constituição, mantiveram o velho e bem trabalhado símbolo do Clube em gesso(?) que já lá morava e ficou muito bonito.
    No Estádio, poderia ser feito um emblema também em bronze.
    Tudo isto são coisas que podem ser trabalhadas com tempo, não há urgência, apenas no que toca à Publicidade nas camisolas, não fica bonito...

    ResponderEliminar
  5. Amigo Rui Valente.
    entendo,
    mas o emblema,não sei não.
    quanto ao resto como já li por aí,e o amigo meireles focou,
    é que aquilo dos logos descaídos,
    eles ficam baralhados.
    olho para a esquerda ou olho para a direita?
    tmn azul.ok
    meo? preto?
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Armando Pinto20/07/09, 23:33

    Quanto à publicidade nas camisolas, para mim seriam letras sem qualquer fundo, de outra cor mas condizente -tipo letras azuis na parte branca da camisola e restantes a serem brancas nas faixas azuis. Já sobre o emblema o melhor é deixar como está, pois bem vemos o que aconteceu com as camisolas, estando nós habituados durante muitas décadas às tradicionalmente históricas de duas faixas azuis, e depois tivemos de gramar com tantas misturas, ao longo dos últimos anos... Engraçado que, antigamente, na minha terra dizia-se que o clube local mais parecia um clubezeco e nunca seria grande pois até mudava de formato das camisolas quase todos os anos, e agora isso passa-se mesmo em muitos dos grandes!

    ResponderEliminar
  7. Meus caros,

    por favor, que nem vos passe pela cabeça a ideia de adulterar o emblema.

    O que eu sugeri foi uma actualização, um toque de modernidade no símbolo. Porque é que havemos de ser tão conservadores com o emblema e tolerantes com os equipamentos? Qual é a diferença?

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. Rui Valente -sem querer entrar em qualquer polémica- na minha modesta opinião o nosso emblema é lindíssimo, tem uma série de elementos simbólicos que foram muito bem conjugados por quem decidiu acrescentar ao símbolo mais antigo, os novos elementos.
    Não encontro necessidade de o alterar, porque continuo a considera-lo bonito, no entanto atendendo à cor nele dominante -o azul- talvez ganhasse destaque se fosse colocado sobre a lista central branca -como aconteceria com o símbolo Nacional-, assim dispensando a orla que o envolve neste momento...E fazendo assim, seriam disponibilizadas as duas listas azuis que passariam a poder servir para nelas se inscreverem os logotipos publicitários...Sem necessitarem de rectângulos suplementares.

    ResponderEliminar
  9. Caros amigos,

    tentando responder a todos de uma vez [por manifesta falta de tempo],e agora reportando-me apenas à questão do símbolo, só quero acrescentar o seguinte:

    -se prestarem atenção e olharem bem para determinados detalhes do emblema do FCP que está neste post [a coroa, por ex.], vão constatar que não é igual - nem na côr, nem na forma -, ao de hoje. Actualmente a coroa é dourada, a da foto [que é a que está no campo da Constituição], é acinzentada. O símbolo de hoje e que está nas camisolas e calções, é contornado por uma pequena lista branca para o destacar quando é colocado sobre o azul das riscas. Fica melhor. Portanto, já houve ligeiros pequenos retoques e quase ninguém deu por ela.

    O que eu propunha era manter tudo o que está, mas com traços mais modernos e para isso, há pessoas especializadas capazes de fazerem maravilhas sem chocar ninguém , mesmo os mais conservadores.

    De resto [caro Meireles], não me parece que isto seja motivo para polémica, nem acredito que nenhum portista quisesse mudar radicalmente o distintivo.

    Um abraço

    PS-O Salgueiral mudou mesmo o emblema, e quanto a mim, para melhor, porque tinha fortes motivos para isso. O anterior era parecido com o do Benfica...

    O Santa Clara é uma cópia do emblema do Benfica, o que acho no mínimo, um claro sinal de subserviência e de falta de identidade.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...