24 março, 2012

Porto Canal, o marasmo continua

Não sei se é do meu pessimismo, mas, ou  muito me engano, ou o Porto Canal vai ser apenas mais um canal. Para já, ainda não se nota qualquer evolução nos timings dos noticiários e na qualidade/quantidade da programação. A repetição de programas gravados mantém-se, e no desporto não se está a tirar o melhor partido do canal, mais que não seja para defender o FCPorto das deturpações e falsidadades que sobre ele, os canais generalistas públicos e privados, continuam a anunciar. Neste capítulo no Porto Canal, verifica-se uma apatia mortificante, um silêncio de impotência face a estes ataques que contrasta com a propalada defesa do Norte, que a nova direcção prometera ser ainda mais enérgica que a anterior.  

Ainda ontem, o parvalhão do José Rodrigues dos Santos apresentou no telejornal, desta maneira a sua versão da queixa movida pelo pai de uma criança contra o Jardim Escola: "O FCPorto não quer que crianças de um infantário cantem uma canção infantil com o nome do Benfica."  Como toda a gente que leu a notícia original sabe, não foi o FCPorto, mas sim o pai da criança, que é adepto do FCPorto, quem apresentou queixa ao Ministério da Educação, aliás com fundamentos perfeitamente razoáveis. Não contente com a desvirtuação da notícia, a RTP, imbuída do espírito anti-portista que se lhe conhece - que aliás já nem consegue esconder -, decidiu entrevistar a funcionária do Jardim Escola, rodeada dos pais das crianças adeptos do Benfica para opinar sobre o assunto. Como era de esperar, todos dispararam contra o queixoso e aplaudiram a "inocente" ideia da direcção do infantário por ter levado a clubite aguda para um local onde seria suposto e.d.u.c.a. r, e não tentar fanatizar crianças.  

Obviamente, não é apenas por esta ocorrência que digo que o Porto Canal está a falhar com o prometido, mas se agora dispõe de um canal de televisão, não tendo de momento muita matéria para encher a programação, não se percebe por que é que não aproveitou para denunciar o comportamento da RTP, pela forma incorrecta e maliciosa como comunicou a notícia. Sempre teria outra visibilidade e muito mais  impacto que um simples comunicado no site do clube, que muita gente nem lê. Estou certo que todos os adeptos portistas, sem excepção, gostariam de ver o clube melhor defendido, na hora, e no momento certo, com a veemência que tão torpe comportamento impunha. Mas, nada.

Politicamente, a programação também pouco ou nada está a trazer de novo ao público. Pelo contrário, os debates são cada vez mais parecidos com os dos canais lisboetas, com os mesmos protagonistas também, e o tema da regionalização parece dar sinais nítidos de abrandamento.

Sinceramente, por mim, não estava à espera de uma revolução no Porto Canal, mas apenas de um pouco mais de originalidade e afirmação em matéria política. Não estou optimista, mas espero enganar-me, e que rapidamente comecemos a sentir o Porto Canal  mais próximo do Porto [e do Norte] e bem mais distante de tentações centralistas.

6 comentários:

  1. Sou Português mas resido no Brasil no estado do Rio de Janeiro.
    Aqui no Rio a maioria é do Flamengo, o mais maior do mundo e arredores (lembra algo).
    Na escola que a minha filha ( 5 anos) anda organizaram uma atividade chamada o dia dos "times". Onde cada criança levava a camisa do seu clube (a minha claro está levou a do Porto).
    Fizeram isto precisamente para promover a tolerância e respeito pelos outros.
    Lá na Ericeira seria impossível ter uma atividade destas. Só digo uma coisa ainda bem que minha filha não anda nessa escola da Ericeira. Se isto hoje é assim imagino no tempo da velha senhora...

    José Magalhães - Brasil

    ____________

    Comentário que li num blogue portista e que achei muito interessante.

    Quanto ao PortoCanal só me pronuncio no final do ano de 2012.

    Vamos dar tempo.

    ResponderEliminar
  2. Rui, cada vez mais estou consigo sobre o Porto Canal.
    O que tenho visto nestes últimos dias e o PC tão calado, mexe comigo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O Porto canal no "Somos Porto", já se pronunciou sobre o assunto, embora de um maneira muito plástica.
    Claro que a palhaçada afecta aos Abutres Vermelhos, incluindo a imprensa e a empregada que toma conta das crianças, sentiram o toque.
    Meus amigos, isto só prova que estamos cheios de sermos colonizados por sulistas com mentalidade elitista do centralismo.
    Quanto à dita revolução do "Porto Canal", parece que o Júlio Magalhães ( anda muito ocupado ) meteu tudo na sua gaveta de velharias. Com um jeitinho este senhor começa a meter lá os amigos e alguma vermelhos, e o FCPorto é que passa o cheque.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  4. "Cada povo tem o governo que merece". Substitua-se "governo" por "televisão",e a situação fica explicada.´Se o canal não arripiar caminho, fica demonstrado que Júlio Magalhães foi um erro de casting. Pinto da Costa, na sua qualidade de líder supremo do FCP,não quis corrigir outro flop que foi a contratacção de Vitor Pereira, e nestas condições também neste caso temo que tome uma posição similar. A acontecer, será lamentável e virá defraudar as espectativas de todos aqueles que pensaram que finalmente iria haver um orgão de CS dedicado a defender o FCP de todos os nojentos ataques que são desferidos de todos os lados. Pelos vistos, há quem goste de ser saco de pancada.

    ResponderEliminar
  5. Paços de Ferreira 1 FCP 1.

    Este treinador é miserável. Azar!? o azar é ele ser treinador do FCP.

    O sr. Pinto da Costa provavelmente vai comer um sapo, por ser teimoso e não ter tido coragem de mudar um treinador fraco, que provavelmente não vai ganhar nada, e deu um grande prejuízo monetário ao clube.

    Isto é só um desabafo.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  6. Eu já não tenho esperança nenhuma no porto canal,acho que é mais um para dar programas da treta,veio o outro de lisboa para quê? Tudo tão gentleman,é só treta para entreter a malta,os comentadores só dizem o que nós já estamos fartos de ouvir,é tudo laranja ou amarelo,e o resto do pagode continua sem uma voz que nos defenda, a regionalização a
    gora não é o momento dizes os mesmos de sempre e porto canal? aninha não se pode contrariar os donos disto? No futebol um tal gabi veio vomitar para a tv e o porto canal aninha? Estou farto de prégar no deserto!
    Um abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...