29 junho, 2008

Platini ou o Princípio de Peter?

"O Futebol Clube o Porto foi acusado de corrupção em 2003/2004, ano em que ganhou a Liga dos Campeões e, pelos novos regulamentos depois do caso Milan, fomos obrigados a tomar decisões. Depois houve complicações jurídicas e a situação mudou."


Até as pessoas que um dia admiramos, nos surpreendem pela negativa. Platini, tornou-se uma delas.

O seu futebol era de uma qualidade rara. Inteligente e de uma elegância invulgar, dos seus pés saíam as jogadas mais bonitas que os meus olhos jamais viram. Ao seu nível, só me lembro de um outro também francês: Zinedine Zidane.

Mas isto era quando Platini jogava futebol, quando ainda não tinha passado pelo teste do princípio de Peter. Para quem não saiba o que isto quer dizer, eu explico.

O Princípio de Peter (do seu inventor, Laurence J. Peter) é o nome de um regime hierárquico onde os funcionários costumam ser promovidos até atingirem ao seu nível de incompetência. Por outras palavras, é uma chamada de atenção para os patrões mais distraídos que confundem competências. No caso vertente, significa isto: o facto de Platini ter sido um fabuloso jogador de futebol não quer dizer que possa ser um grande Presidente da UEFA. Ora, o próprio está, ao que parece, a comprová-lo. Por cá, lá para sul, há um clube megalómano (cujo nome me custa pronunciar, por razões de saúde), que também não conhece o Princípio de Peter e se prepara para lançar às feras um ex-bom jogador para o transformar num eventual mau dirigente, mas isso é algo que para aquelas bandas já é habitual. Para nosso proveito, diga-se.

Ora, se Michel Platini afirma, de forma tão leviana, que o FCP foi condenado por corrupção sem indagar nem se inteirar devidamente da sustentação jurídica da acusação, está a admitir que um dia alguém faça com ele exactamente o mesmo tipo de sacanice. Se, eventualmente amanhã, um juízeco pretensioso e mal formado decidir apresentar uma queixa crime contra Platini acusando-o de desvio de fundos dos cofres da UEFA em proveito próprio, sem a imprescindível fundamentação jurídica, ficamos com a ideia que Platini nem sequer tentará esboçar a sua defesa, que irá logo entrega-se à Justiça sem qualquer resistência...

Já aqui atrasado esbocei a mesma lógica de raciocínio e curiosamente não apareceu ninguém a rebatê-la, o que significa que não era destituída de bom senso, mas não me importo de repeti-la.

Uma vez que as questões de carácter não são propriamente o forte de José Mourinho e que, nem o facto de as conspirações movidas contra o FCPorto colocarem em causa a sua dignidade e mérito pessoal o levaram a tomar uma atitude de total rejeição a toda esta balbúrdia, estranha-se (não muito, claro) que a Comunicação Social aceite pacificamente esta óbvia contradição sem a explorar como tanto gosta. A equação é simples: se, como Platini pateticamente aceita, o Futebol Clube do Porto venceu desmerecidamente em 2003/2004 a Liga dos Campeões, então, também José Mourinho não teve qualquer mérito nesse sucesso. E quem é que se atreve agora a dizê-lo, meus senhores? Já não está no FCP... é assunto encerrado.
Naturalmente que, quem já nos habituou a vê-los aldrabar com a mesma facilidade que respiram, também não teria qualquer dificuldade para explicar a criação de um monstro sagrado baptizado de "Special One" e as toneladas de papel (jornais) que venderam à sua custa, confrontando-o com a ambivalência (ou contradição), "demérito=FCP/mérito=Mourinho", quando ele era o treinador da equipa, mas seria interessante observar a ginástica mental dos seus abruptos fãs e o seu inesgotável talento para a trafulhice argumentativa. Teriam de explicar tim-tim por tim-tim, em que jogos é que houve mérito do treinador e os outros, em que, supostamente, houve "corrupção" dos dirigentes. Não seria tarefa fácil, convenhámos, mas com imaginação tão fertilmente vocacionada para a fraude, nunca se sabe...
Posso (e quero) enganar-me, mas ainda vou assistir à decadência de José Mourinho (não à financeira, que essa está garantida). E tenho a impressão que vai começar já esta época, no Inter. Com toda a justiça, reconheço o mérito de Mourinho nos êxitos internacionais mais recentes do FCP, mas recuso-me a atribuí-lo exclusivamente a ele - como os inimigos do nosso clube preferem enfatizar - porque não me esqueço que antes do FCPorto, não existia José Mourinho para o futebol. Ou se existia, existia modesto e baço. Falhou no Benfica e no União de Leiria, fez o que pôde... Quem lhe deu a massa para poder brilhar, foi o Futebol Clube do Porto. Nenhum outro! E se essa massa foi "polida" com a corrupção dos árbitros por que é que não lhe perguntam?
Os jornalistas às vezes gostam de se distrair, não acham?

3 comentários:

  1. Caro Rui Valente.

    Este verme chamado platini sempre que fala em público diz mal do F.C.Porto e da imperiosa (sua) saída da liga dos champions !

    Já cansa ouvi-lo falar neste assunto, parece ter sido pago por alguém para minar o F.C.Porto.

    Julgo ser a altura ideal para enviar um mail para a UEFA informando o seu presidente de que o Clube F.C.Porto ainda não foi condenado e que portanto ele que se cale, pelo menos quando fala publicamente.

    Temo que esteja a ser "comprado" pelo s.l. e v.guimarães. Que gostam uns dos outros já eu sabia, mas também somos culpados, no que concerne ao guimarães que tem vivido e atingido patamares um pouco com o apoio do F.C.Porto (empréstimo de jogadores).

    Já vai sendo tempo de dizer basta.
    Emprestem jogadores a clubes estrangeiros que esses não nos fazem mal.

    Abraço

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Valente,

    Sobre este hipocrita basta fazer uma pequena pesquisa com os termos "platini+corrupção" num qualquer motor de pesquisa e ficamos a saber que de corruptos e batoteiros este presidente da uefa percebe muito e por experiência própria.
    Um pequeno exemplo:

    "(...)No Saint-Étienne, em 1981 e 82, o “senhor mãos limpas” recebeu salários por baixo da mesa. Os jogadores foram tocados pela mancha fiscal nas suas carteiras, mas não no currículo tendo o nosso homem rumado a Turim.
    Chegou a campeão europeu numa final de resultado forjado, em Heysel, frente ao Liverpool mas isso a ele, o intocável Platini não o incomodou.
    A sua Juventus ganhou campeonatos com a suspeita que em 2006 se confirmou, mas ele assobia para o lado.
    Segundo consta, a sua sanha contra o Porto tem justificação que na época em que Milan, Juventus e amigos foram apanhados ele não era presidente da UEFA.

    Mas Platini que não gosto de corruptos anda na companhia de um.
    No seu Comité Executivo tem assento um senhor chamado Grigory Surkis, ucraniano, que esteve suspenso, mais o seu clube, o famoso Dínamo de Kiev em 1996 numa decisão tomada no Porto onde circunstancialmente a UEFA se reuniu.
    Tudo por causa de uma oferta de um casaco de peles ao juiz espanhol Lopez Nieto, antes do Dínamo de Kiev-Panathinaikos."

    Os cães ladram mas a caravana passa...

    ResponderEliminar
  3. Este verme platini é conhecido por onde passa fazer batota.

    Foi o caso da Juventus e agora mesmo como presidente da uefa, previligiou os clubes ricos na champions ligue em detrimento dos países mais pobres.

    Não podemos calar, mesmo que os cães ladrem. A melhor defesa sempre foi o ataque.

    E por falar em defesa, o sr.ricardo por acaso viu como se defende contra os alemães e não só ?

    Abraço

    Reanto Oliveira

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...