29 junho, 2008

Voo sem visibilidade

Por aquilo que vou lendo, fico com a impressão de que a maioria dos regionalistas quer um referendo... já! Esta não é a minha opinião e já a tenho manifestado várias vezes. Entendo que um referendo lançado atabalhoadamente, sem a devida preparação e sem o esclarecimento dos eleitores, pode redundar num desastre semelhante ao de 98, com sequelas mais devastadoras. Uma das coisas a que chamo "devida preparação" é o conhecimento do sentir dos portugueses. Não apenas saber se são a favor ou contra, mas também o que sabem e o que pensam sobre a regionalização. Não se trata de mera curiosidade, trata-se de fazer uma caracterização dos eleitores que permita traçar uma estratégia conducente à vitória do SIM quando o referendo for lançado. O contrário é um voo sem visibilidade.

Porque que será que nunca foi efectuada uma sondagem à opinião pública? Não tenho nada contra o futebol, pelo contrário, sou adepto. No entanto faz-me uma certa tristeza ver inúmeros inquéritos nos media querendo saber o que pensa o leitor sobre quem deve ser o próximo seleccionador nacional, ou próximo presidente do Benfica, ou se o clube X fez bem ou mal em contratar o jogador Y, mas não se preocupam em conhecer o pensamento das pessoas sobre um assunto - regionalização - que, ao contrário do futebol, terá influências nas suas vidas. Sei que sempre assim foi e provavelmente assim continuará a ser, mas isso não invalida o meu lamento. Experiência pessoal no passado (embora no campo dos bens de consumo) mostrou-me como os resultados duma sondagem podem ser uma valiosa ferramenta.

Não espero que a imprensa centralista tome a iniciativa de encomendar sondagens sobre este assunto, por razões óbvias. Mas não haverá um organismo privado, um grupo político, uma simples associação ou movimento pró-regionalização que possa e queira fazê-lo?

Ignorante que sou no assunto, peço licença aos especialistas e permito-me referir algumas das perguntas que se poderiam fazer, isto apenas no intuito de melhor esclarecer o teor deste post.

- Já ouviu falar de regionalização? Se sim, sabe o que é? Explique.
- É a favor ou contra? Explique porquê?
- (Se sabe o que é a regionalização) Está de acordo com o mapa das 5 regiões? Se não, porquê e qual sugeriria?
- Qual devia ser a capital da sua região? Porquê?
- (Se é a favor da regionalização) Se não estiver de acordo com o mapa, votará NÃO?
- Votará no próximo referendo? Se não vota, explique porquê? Se vota: a opinião do seu partido é decisiva, ou vai decidir pela sua cabeça?
- Votou em 98? Se sim, em que sentido foi o seu voto?

Um tratamento adequado desta informação forneceria valiosa ferramenta para estabelecer uma correcta estratégia para conduzir à vitória do SIM.

3 comentários:

  1. Caros amigos.

    Até porque, como sabemos, o verme platini é o mestre na Batota.

    Foi durante anos quando da Juventus e mesmo como presidente da UEFA que alterou o esquema da Champions para favorecer os Países mais ricos.

    Este anda a precisar que lhe apertem o "papo".

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos.

    Até porque, como sabemos, o verme platini é o mestre na Batota.

    Foi durante anos quando da Juventus e mesmo como presidente da UEFA que alterou o esquema da Champions para favorecer os Países mais ricos.

    Este anda a precisar que lhe apertem o "papo".

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Para mim três Regiões, Norte, Centro e Sul. As suas capitais estão definidas historicamente há séculos. Se houverem mais regiões para mim tanto faz mas acho que aumenta a confusão. Porto, Coimbra e Lisboa. Três grandes cidades, três grandes Regiões.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...