11 julho, 2008

O inquilino indesejável

Há uma meia dúzia de anos que deixei de ser eleitor no Porto, o que não me impede de ser um observador atento e interessado daquilo que é a minha cidade, por muito que tivesse estado ausente durante longos anos.

O anúncio da recandidatura de Rui Rio é, no meu entender, uma péssima notícia para a cidade. O seu consulado tem sido marcado por inúmeros aspectos negativos, em contra-ponto a poucos positivos. Agrada-me a presença da Red Bull Race e agrada-me sobretudo o circuito automóvel da Boavista. Estes dois eventos, curiosamente, contrastam com a gestão normal de RR, que comparo à gestão doméstica de um patriarca temente a Deus, cauteloso, cinzentão, sem uma ponta de fantasia e sem a coragem de sair da mais entorpecente das rotinas. Isto, numa cidade, dá o triste resultado que deu no Porto e que está à vista de toda a gente.

Mas, dirão os seus apoiantes (que os tem, curiosamente!), RR foi eleito em sufrágio universal. Realmente foi, mas em que circunstâncias? Nas primeiras eleições o PSD ganhou "empurrado" pelo PS, que os eleitores entenderam castigar em todo país. Na segunda, tinha como opositor um não-candidato graças à inépcia e incapacidade da distrital dos socialistas, que assim ofereceu a vitória a RR de mão beijada. Não tem havido mérito de RR, apenas demérito dos adversários.

E agora, no próximo ano? RR, depois de anos de submissão ao poder central de Lisboa, sobretudo quando o governo era do seu partido, está agora transformado em paladino das ideias regionalistas que até aqui tinha combatido. Sinceridade? A mim cheira-me mais a posicionamento estratégico oportunista. Nunca me convenceria a votar nele.

RR faz-me lembrar um inquilino a viver num apartamento alugado, sabendo que não ficará lá muitos anos. Conservar, alindar, melhorar o apartamento, está fora de questão. Acho que é o que ele sente em relação ao Porto. Eu quero um presidente que sinda a cidade como coisa sua, que a trate com o orgulho e o carinho com que que uma pessoa normal trata a propriedade que é sua e que pretende transmitir aos seus herdeiros em melhores condições do que as iniciais.

Se RR conseguir um terceiro mandato à frente da Câmara, pedirei licença aos caros amigos Rui Valente, Renato Oliveira e Dragão Vilapouca para me juntar a eles na sua fuga a este país!

5 comentários:

  1. Caro Rui Farinas.

    Este senhor RR anda ao sabor das ondas. O seu grande objectivo é ser presidente do psd e só está à espera das próximas legislativas para, como tudo índica, que o PS ganhe com maioria relativa o que faz com que MFLeite se demita, sendo ele o próximo.

    Contudo é capaz de avançar para a candidatura à CMPorto, tendo como out-sider a Elisa Ferreira que do meu ponto de vista sairá vencedora.

    Mal por mal é preferivel para os portuenses terem lá Elisa porque é uma regionalista convicta e é adepta do FCPorto.

    E o sr.RR que vá lá para a capital do império, só que nessa altura passará a ser contra a regionalização.

    Abraço

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Segundo consta, todos querem Rui Rio na CMP menos o próprio....que já deu indicação de preferir voos mais altos.

    Este episódio surpreendente de todos anunciarem uma recandidatura menos o próprio tem um significado evidente. Todos sabemos que Manuela Ferreira Leite é uma líder de transição, está lá para encher tempo numa altura em que a oposição ao Governo é quase impossível. As jogadas decisivas serão no início de 2009, aquando da preparação das eleições legislativas, que vão ser o grande teste a Sócrates.

    Rui Rio já deu sinais evidentes de que pretende avançar em 2009. A sua ida recente à reunião do Bilderberg (sendo que os anteriores emissários caracterizaram-se todos por ocuparem postos governativos de relevo após a sua ida) indicia que mais altos voos estão programados para ele. O desmarcar-se do FCP e das ideias Portistas destinam-se a granjear o apoio do eleitorado lisboeta.

    Dado que Rui Rio modificou recentemente a sua opinião em relação à regionalização, tudo indica que com ele no poder o programa poderia avançar decisivamente. É isso que nao interessa aos barões do PSD e que se deve combater. Daí o anúncio da sua candidatura, que tudo indica ser um empurrão para fora da dança das cadeiras do poder central.

    Gostaria de ver Rui Rio a lutar nas eleições de 2009. Com ele poder-se-ia verdadeiramente regionalizar o país e proporcionar às regiões condições administrativas e financeiras para sustentar o seu desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  3. Viram o far-west lisboeta na Sic? Em grande!Aquilo sim é uma cidade tranquila.
    b- você é a excepção à regra. Não vê que nós só queremos fugir do "Rio"?
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. O problema será meu, mas não consigo descortinar em Rui Rio o menor perfil para liderar a Câmara do Porto. Mais me espanta ainda, que haja (haverá mesmo?) quem o pretenda como 1º.Ministro!!! É preciso ser-se muito masoquista(perdoem-me os seus fãs)para insistir na sua manutenção na edilidade. Para ver o que é Rui Rio, basta ver a cidade do Porto, fotografar na memória a sua degradação desde que ele é Presidente. Serei eu que ando distraído ou as ambições dos meus conterrâneos para o Porto são mais modestas que as minhas...
    Talvez, não sei.

    ResponderEliminar
  5. Banalidades caro Dragão, banalidades. Aquilo em Loures, não passou de um provável arrufo de namorados...coisa pouca.

    Acções deste tipo, como queimar autocarros em Lisboa (por ex.),são saudações de boas-vindas na cultura centralista.
    Nós, é que temos a mania da perseguição, percebe?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...