08 julho, 2008

Répteis. Os da foto não são os piores...

Afinal, quem terá sido o inventor-fabricante da famigerada guerra, Norte-Sul? Pinto da Costa, dirão logo todos, aqueles que o invejam.
E por que será que o odeiam tanto? Por ser, de facto, um "mafioso"? Por ter levado o clube que dirige a patamares de excelência e de sucesso nunca antes visto, num clube de "província"?
Diria que é pelos dois motivos, sendo que só o segundo, é real. O outro, o tal "sistema mafioso", não passa de uma sórdida ficção que os conforta e na qual gostam de acreditar para lhe conferir algum sentido e também para influenciar a opinião pública. Enquanto isto, disfarçam insuficiências próprias. No íntimo, e se em perfeito juízo, eles sabem muito bem e não acreditam que Pinto da Costa tenha conseguido o que conseguiu por processos duvidosos herméticos e sofisticados de soborno a árbitros.
Eles sim, é que forjaram toda esta encenação, anos a fio, num trabalho de sapa com armadilhas de todo o tipo e a colaboração fiel dos media, que pouco a pouco redundou nesta pouca vergônha a que agora temos de assistir. A guerra Norte-Sul foram eles que a criaram, tanto no verbo como na substância, mas o que certamente não esperavam era encontrar um "General" à altura de resistir a tantos ataques e a tantas traições. E ainda bem que lhes soube resistir, ainda bem que o "General" se chama Pinto da Costa, porque se fosse feito da mesma massa de alguns portuenses simulados que por aí há, o Futebol Clube do Porto já não existia, estava nas mãos destes verdadeiros facínoras.
Ontem, na RTPN, deu para ver como aquele senhor a quem o Rui Moreira amavelmente (mas, imerecidamente, quanto a mim) chama de meu amigo tem jeito para representar. Seria melhor aplicado o talento, se em vez de realizador, José Pedro Vasconcelos tivesse decidido ser actor. O ar cínico de espanto e de falsa indignação como reage aos comentários de Rui Moreira revelam bem o faccionismo do seu carácter. Deturpa, manipula, com o ar mais cândido do mundo. Estará esta tendência na génese natural dos benfiquistas, ou é uma questão de contágio?
Aquele realizador mal realizado, convenceu-se que é dono de tudo, até das ideias dos outros. Enquanto o Rui Moreira apresenta os seus argumentos de modo contundente mas cortês, ele não resiste a dirigir-lhe alguns mimos pessoais pouco simpáticos, mas pouco depois passa-lhe a mão pelo pêlo para o amansar dizendo que o considera muito, etc., etc. É um asco!
Pois este senhor, ele sim, é que pertence à família dos artífices das guerras. É useiro e vezeiro a falar da guerra Norte-Sul (nunca sul-norte,claro) para a anexar rapidamente à figura de Pinto da Costa e intensificar mais e mais a ideia de que é nele e em mais ninguém (até ver) que reside o pecado original da rivalidade extremada entre Porto e Benfica. Deles, dos benfiquistas, que tão maus e prolíferos exemplos dão ao país de fair-play e civismo, é que não vem mal ao mundo, são todos inofensivos meninos de coro ou cavaleiros andantes da paz. Nota-se, no estilo e na essência...
Bem, mas esta história os leitores já conhecem de cor e salteado. Mais; conhecem-na tão bem, como uma outra que estes grandes hipócritas do alto dos seus escrúpulos de galinha hormonada não gostam de lembrar. É que, esta ganância louca de usurpadores não lhes permite reconhecer (ó reconheces!) que a comunicação social anda com eles ao colo, que é arbitrária, desonesta e submissa. Isso, não dizem eles, apesar de saberem que é verdade. Mas com essas verdades, não gostam eles muito de lidar, porque é incómoda e corresponderia à visão de um filme (real) de bandidos em que eles são os principais e piores protagonistas.
Mas, cá está outra vez a história da tosquia e das ovelhas... É terrivelmente difícil ser-se honesto em causa alheia, mas talvez seja essa a forma mais elevada de testar a honestidade de cada um.
Não se lhes pede tanto. O que não só se pede como exige, é que o senhor Procurador Geral da República o seja. Pelo menos ele, não pode nem deve ter clube, e muito menos influências. Caso contrário, é chegado o momento de saber se Cavaco Silva serve para mais alguma coisa do que para nos dar conselhos paternalistas. É chegado o momento de sabermos se temos Presidente.

4 comentários:

  1. Porque é que a P.G.da República não diz que aquelas decisões do Bando dos Cinco Vilarinhos é inválida?
    Se estão atentos porque não dizem uma coisa tão simples quanto isso? Marcelo disse-o claramente.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Valente.

    Já é um chavão dizer-lhe que concordo com aquilo que escreve e por isso admiro a sua persistência.

    Contudo, não espere nada dos actuais orgãos que deveriam ser disciplinadores dos abusos em portugal.

    Nem P.R. nem PGR estão interessados, digo eu, em defender um Presidente e Um Clube (DOIS) da "provincia" !

    Temos que ser nós os Portuenses a defender-nos de todos os ataques que nos fizerem.

    Infelizmente é isto que nos aguarda e só espero que a situação não piore, porque pelo andar da carruagem querem, a todo o prêço, ver o nosso Clube e Presidente de rastos.

    Quando isso acontecer teremos que ser mais duros a reagir.

    Abraço

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar
  3. O Secretário de Estado do Desporto parece que vai envolver-se imediatamente na questão...Ouvi esta notícia hoje na TV e se ela for real é bem possível que assistamos a um repor da Justiça.
    A notícia comentava a chamada urgente de Madaíl ao Ministério para prestar declarações e esclarecimentos. Espero que as coisa fiquem claras e seja restabelecida a normalidade...

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente o Rui Moreira, por muito simpatia que mereça, e merece, não esteve à altura.

    Desde logo foi "abafado" e "insultado" pelo amigo e indescrítvel "cineasta subsidiodependente", que como de costume e com a "nojeira" da moderação da RTP-N tem sempre o dobro\triplo do tempo para espumar ódio ao FCPORTO. Já assim acontece no "trio de ataque" com o "independente" daniel de paredes.

    Voltando ao Rui Moreira, não estava preparado, não soube ou não quis reponder e aclarar as MENTIRAS daquele "gaivota".

    Por outro lado, dá pena ver um PORTISTA\opinion maker desperdiçar o pouco tempo de antena que temos para desmontar a NOVA LINHA DE ATAQUE que consiste em afirmar que os que defendem as posições do FCPORTO não estão interessados com os factos, mas sim com a legalidade do processo, como se num ESTADO de DIREITO, a República das Bananas fosse norma conveniente.
    Lembro que nesse mesmo debate o "bucha Gobern", lambusão e anti-portista primário, com o meu pedido de desculpas para os GORDOS, baboseou essa mesma teoria, que de tanto a repetirem querem que passe a VERDADE calimera.

    Ora, o que importa dizer é que isso é FALSO, FALACIOSO, DESONESTO, enfim uma atitude intelectualmente Terrorista.
    Não, caros terroristas, não é verdade que nós os "PRÓ-PORTISTAS" queiramos branquear a VERDADE. Se achamos que estão a decidir ILEGALMENTE é porque os FACTOS o demonstram, porque:
    1- As escutas são efectivamente ilegais, MAS TAMBÉM NÃO PROVAM NADA. Outras, mesmo a não-escutados, talvez provassem, mas foram abandonadas...por conveniência, até poque "as coisas já estavam a ser tratadas por outro lado".
    2 - A testemunha "criolina" que fez reabrir processos arquivados na Justiça e serviu, mesmo sem ser ouvida pelo CD da (des)Liga, para condenar foi dada por um JUIZ do Tribunal Civil como MENTIROSA.

    Logo, NÃO HÁ MATÉRIA INCRIMINATÓRIA, seus BURROS!!!

    Só é pena que os NOSSOS se calem!!!

    Mas enfim, o que interessa é que ACREDITO que obviamente iremos POR DIREITO à Champions. Ponto Final.

    Também foi giro saber que os benfas propuseram o rui bosta para o "board" da ECA. Resultado perderam por 11-1. Ah! Ah! Ah!...pobres gaivotas...

    Claro, que PRESTÍGIO e RECONHECIMENTO de COMPETÊNCIA, para lá da já habitual DESPORTIVA, é com o FCPORTO que efectivamente foi eleito para a sua (da European Clubs Association - ECA) Comissão Executiva, representando assim um conjunto de 102 países junto da UEFA.

    Custa muito aos verdadeiros CORRUPTOS, não custa? Danem-se!!!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...