27 março, 2008

Como vai ser o futuro do Aeroporto Sá Carneiro?

Como estará o negócio Ryanair-ANA-ASC? A Ryanair fica e aumenta os voos, ou vai para Compostela? Vamos ganhar esta batalha, ou mais uma vez o poder central vai nos tramar? Tenho receio que o silêncio que se abateu sobre o assunto não pressagie nada de bom.

É o futuro do ASC, e em grande parte o do Norte, que pode estar em jogo. Uma vertente económica tão importante como o turismo é, do meu ponto de vista, uma área em que temos enormes potencialidades e cujo aproveitamento está longe de totalmente explorado, por muito que inegáveis progressos tenham sido conseguidos nos últimos anos. Ligações aéreas directas e baratas para o Porto são indispensáveis para aumentar o fluxo turístico, como tem vindo a ser sobejamente demonstrado nos últimos dois anos. Há indicações que a taxa de ocupação dos hoteis tem aumentado, e é evidente que isso origina repercussões positivas a jusante.

Por isso será vital um desfecho favorável para o desacordo ANA-Ryanair, ou então a confirmação da entrada em cena de um outro parceiro, que supostamente seria a Sonae. Um desfecho desfavorável pode ser catastrófico para a nossa região, já tão martirizada noutras vertentes.

Gostaria de pensar que este assunto está a ser monitorizado pelas entidades locais que possam ter acesso às negociações e as possam, de algum modo, influenciar no sentido que mais nos interessa.

Dr.Rui Moreira, Eng.Belmiro de Azevedo, têm por acaso algumas informações que possam transmitir aos seus concidadãos?

2 comentários:

  1. Bom dia,

    O assunto tem vindo a ser tratado por nós em três planos diferentes. Por um lado, junto do Governo, mais precisamente junto do Gabinete do Senhor Primeiro Ministro.

    Por outro, com a Junta Metropolitana do Porto que encomendou um estudo de que, agora, deu conta ao Governo, e que dmonstra que o modelo que eu sempre propus é virtuoso.

    Finalmente, junto da SONAE e de outros interessados, nomeadamente ivestidores internacionais que já vieram a Portugal. A própria ACP está interessada em subscrever parte do capital, ainda que seja mais a titulo simbólico, como compreende.

    O que se vai passar agora depende da boa vontade do Governo. Espero poder confrontar o Primeiro Ministro com este tema, publicamente, dentro de poucas semanas.

    Quanto à Ryan Air, não sei o que se passa ao certo, neste momento.

    Um abraço do
    Rui Moreira

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  2. É com enorme satisfação que eu, e com certeza todos os leitores deste blogue, fico a saber que o assunto do ASC não está em ponto morto. Esta satisfação, no meu caso pelo menos, é ampliada ao tomar conhecimento que o Dr.Rui Moreira está intimamente ligado ao processo, como aliás já pressupunha, daí a invocação do seu nome no meu post original.

    Acho uma óptima ideia que as demarches estejam a ser feitas directamente junto do Gabinete do Primeiro Ministro, e não junto do ministro da tutela. Por óbvias razões.

    O ponto problemático no meio disto tudo é que vamos ficar dependentes da "boa vontade do governo", como aliás não poderia deixar de ser num estado super centralizado. Quero crer, e digo-o apenas por palpite, que o Eng.Sócrates adoptará uma atitude favorável às nossas pretenções, no pressuposto de que as soluções a apresentar tenham um mínimo de viabilidade e qualidade, que certamente terão.

    Uma última palavra em relação à Ryanair, que espero esteja ao corrente dos actuais estudos e da consequente perspectiva da aceitação das suas propostas. Seria extremamente frustrante a sua desistência extemporânea quanto aos projectos que tem para o ASC.

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