26 março, 2008

O SENHOR PROCURADOR

Suponho não cometer uma heresia, se disser que neste momento, em que o centralismo aperta o cerco a Pinto da Costa, e que já teve como 1º. efeito uma acusação com a sua ida a julgamento, nenhum portuense-portista (nem todos se podem orgulhar deste feliz binómio), gostaria de ver o melhor dirigente de todos os tempos do futebol português, ser condenado, nem que fosse por uma multa de trânsito, quanto mais pela suspeita de corrupção de que pretendem acusá-lo.

O facto de ser um portista fervoroso, não me fará desviar dos princípios éticos que ferozmente defendo para qualquer outra área da vida pública e privada. Considerando as respectivas responsabilidades, da mesma forma que condeno o compadrio político e as grandes negociatas protagonizadas por grandes figuras públicas e do empresariado (e que nunca são apuradas até ao fim), não deixarei de censurar qualquer acção que venha a ser provada contra Pinto da Costa, por mais simples que ela seja. Mas desiluda-se, quem pensar que isso fará inverter a minha opinião em relação àqueles que passaram a vida a diabolizar Pinto da Costa, porque tenho a certeza que estarão sempre a anos-luz da dimensão do líder portista, em todos os aspectos.

Contudo, este autêntico folhetim criado em redor da figura de Pinto da Costa, que já serviu de inspiração a "escritoras" de geração espontânea e a "cineastas" falhados, é tudo, menos inocente.
Foi nitidamente orquestrado num processo conspirativo com óbvia e pública visibilidade, cuja motivação não foi mais do que o sucesso desportivo alcançado nos últimos 20 anos pelo Futebol Clube do Porto desde que Pinto da Costa é o seu dirigente, com a consequente subalternização a nível nacional e internacional, dos clubes de Lisboa. Isto, é um facto.

Portanto, na óptica centralista, não fazia muito sentido que, depois de espoliarem o Porto de tudo o quanto podia conferir-lhe algum protagonismo e poder - sedes de bancos, de jornais, ausência de canais abertos de televisão autónomos e esvaziamento da representatividade política - que a razia ficasse pela metade permitindo que o futebol, área onde o mediatismo é tão popular fosse a única excepção. Por isso, para compor o ramalhete, inventou-se o Processo Apito Dourado.

Mesmo admitindo que Pinto da Costa venha a ser absolvido, já muito mal entretanto terá sido feito, e se há entidade que ficará para sempre manchada em todo este triste processo, essa entidade chama-se poder judicial. Poder judicial esse, que se deixou envolver de forma imatura num embuste perpetrado grosseiramente e de fácil identificação.

Ontem mesmo, o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, considerava a actuação do Procurador Geral em relação ao caso "Carolina Michaelis" despropositada face à dimensão do problema, por ter mandado instaurar-lhe um inquérito, antes mesmo que alguém apresentasse a respectiva queixa. Aconselhou também o senhor Procurador a empenhar-se na resolução da grande corrupção e a apresentar resultados...

Estranha-se portanto, que a mais leve centelha de ruído proveniente do Porto seja motivo bastante para o senhor Procurador se desdobrar em investigações e já não se sinta motivado a fazê-lo depois de Portugal inteiro ter ouvido o Presidente do Benfica a negociar ao telefone a escolha de um árbitro com Valentim Loureiro. Mais. Se a força dos boatos é tida em conta para desencadear a reabertura de processos, ainda se compreende menos que o senhor Procurador faça orelhas moucas do que consta à boca pequena sobre a proveniência do dinheiro que serviu para tornar subitamente rico o Presidente do Benfica.

Há quem diga que foi na droga, senhor Procurador. Será suficiente para mandar abrir-lhe um processo, senhor Procurador?


PS-Pacheco Pereira, o moralista-mor, quando se trata de casos obscuros que envolvam clubes lisboetas tem muito pudor em falar deles. Por que será?

4 comentários:

  1. Qualquer pessoa minimamente atenta ao futebol,dirá que o maior escândalo dos últimos 10 anos no futebol português foi o famoso, Estoril-Benfica.Antes, durante e depois foi um fartar de confusões,insinuações, acusações etc.O jogo foi a 300 km do estádio onde normalmente joga o Estoril.Durante a semana os responsáveis técnicos da equipa da linha, denunciaram as presões de vária ordem sobre jogadores estorilistas, por parte de pessoas ligadas ao Benfica com o famígerado "primo" Fernando à cabeça. O árbitro, curiosamente, esqueceu-se das botas( é de rir mas, é verdade)e arbitrou o jogo com umas botas emprestadas pelo Benfica. Aos quinze minutos o defesa do Estoril( Rui Duarte)estava na rua.O Veiga era em simultâneo:homem forte do futebol do Benfica e accionista maioritário da Sad do Estoril( só agora é que a CMVM resolveu o assunto com uma multa de trinta mil euros ao Veiga). O Presidente do Estoril era A.Figueiredo ex-dirigente do futebol benfiquista. O Director-Geral da Liga era Cunha Leal também ele um ex-dirigente do Benfica ( Direcção J.Brito). Tudo isto num campeonato decidido na última jornada( a 3minutos do fim desse campeonato, o campeão tanto podia ser o F.C.Porto como o Benfica). Consequências de tudo isto? Nada!
    Investigações?...Nenhumas!
    Somos portistas , mas não somos parvos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois é, caro dragão, de habilidades dessas não faz eco a comunicação social. Os pruridos éticos desaparecem como por milagre e as entidades judiciais assobiam para o lado. Depois de toda esta bandalheira, alguns (mesmo cá do burgo)ainda têm coragem para dizer que passamos a vida a "chorar"...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui Valente, excelente post, assino por baixo a cem por cento.

    Há muito tempo que temos características de país de terceiro mundo, mas pelo menos a justiça era séria e constituia um bastião de verdade e de dignidade. Hoje... é o que se vê. E o pior é que se perdeu a vergonha e o pudor, pois trata-se não de incopetência jurídica ( que também há!) mas de descaramento puro e símples. Quando o 3º poder chega onde chegou, e o seu guardião - PGR - toma atitudes tão controversas e desiquilibradas, ou lhes dá cobertura, é de temer o pior.

    Deixo ficar uma menção à degradação profissional de grande parte dos jornalistas actuais, transformados em mercenários ao serviço de quem paga melhor. O tratamento dado pelos média sulistas ao Apito Dourado e seu afã anti-FCPorto, contituirão um dia um case study de como a canalhice pode andar à rédea solta e subverter todos os princípios deontológicos, se é que isso ainda existe.

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Farinas,

    Provavelmente, já deve ter dado conta de alguns ecos independentistas de alguns jovens nortenhos. Os blogues são um óptimo receptor desse fenómeno. Eu ainda não cheguei a esse ponto, mas compreendo-os. Se um dia isto descambar para patamares de violência, a quem será atribuída a responsabilidade?
    Aos jovens?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...