27 março, 2009

A falência técnica do Metro, não é do Metro, é do Governo Centralista

Cego, surdo, indiferente e implacável, o Governo prossegue a sua estratégia de secundarização e de esvaziamento económico estabelecida para o Norte, com a cidade do Porto incluída.
A Metro do Porto encerrou o ano de 2008 com um prejuízo de 149 milhões de euros, apesar de ter conseguido um aumento nas receitas operacionais de cerca de 30 milhões, levando-a uma situação de falência técnica. A notícia, assim descrita , pode levar muita gente a tirar conclusões precipitadas, ou seja, que os maus resultados derivam de uma inadequada gestão da empresa. Mas, não é efectivamente, esse o caso.
Segundo a Administração da empresa, a Metro viu-se obrigada a endividar-se para efectuar obras e comprar novos veículos, tendo para tal investido cerca de 124 Milhões de euros, com a Administração Central comparticipando apenas com 7,4 miseráveis milhões de euros. A administração da Metro defende que só contou do governo com 11, 6 milhões de euros de comparticipação, quando esperava receber 246 milhões, para indemnizações compensatórias!
Quando o Estado demora 7 anos (não são 7 meses!) para dar resposta a um contrato programa de financiamento, que mais lhe resta senão entrar numa espiral incontrolável de mentiras e contradições? Como quer o Governo credibilizar os seus pares mais sérios, a sociedade civil e o empresariado? A resposta mais provável será, apostando teimosamente nos méritos dos seus atributos teatrais e no efeito narcótico das telenovelas na mente de muitos portugueses. Só pode ser essa a explicação.
Mas, atenção, senhores governantes, não convém esticar a corda demasiado, porque a reacção popular a estas repetitivas habilidades pode, um dia, ser-lhes fatal. E para ser sincero, eu acho até que já tarda.

2 comentários:

  1. Agora é a falência técnica, ontem era a extensão, onteontem era a dúvida, entre o passeio alegre e a avenida da Boavista, enfim, que tal deixarem-se de lenga-lenga e resolverem definitivamente o problema do Metro?

    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. E o «cacau» Vila Pouca?

    Sem ovos não se fazem omeletes . Não confunda a a administração da Metro, com o Rui Rio...

    Bom fim de semana e um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...