27 março, 2009

já agora, também do Brasil, a poesia da nossa amiga Neli

COMEÇAR DE NOVO

E foram tantos
desencontros
que na noite
em que você
me disse adeus,
já não dava mais
para olhar
nestes olhos teus.
Ao invés
de me desesperar
pelos cantos
como era de se esperar,
achei que seria melhor
eu me calar!
Ainda com o nó na garganta
fui para a varanda respirar...
E assim me aquietei
e aguardei
um novo dia começar!
.
neli araujo

1 comentário:

  1. Chefia corrigiu relatório sobre Pinto da Costa

    Técnica que avaliou arguido do apito recusou assinar documento e está a ser alvo de averiguação disciplinar.

    A hierarquia da Direcção de Reinserção Social alterou o teor de um relatório sobre Pinto da Costa devido a factos da vida pessoal do dirigente alegadamente mal explicados.

    A técnica titular recusou assinar o documento.

    O relatório social foi feito para o Tribunal de Gaia, onde, a 3 de Abril, se saberá a sentença do designado caso do "envelope", em que o presidente do F. C. Porto, o empresário António Araújo e o árbitro Augusto Duarte estão acusados de crime de corrupção desportiva em redor do Beira Mar-FC Porto, da época 2003/04.

    Habitualmente, este documento, que relata factos sobre a vida pessoal e a inserção social de quem é julgado, é tido em conta na decisão sobre as penas aplicadas aos arguidos.

    O documento corrigido enviado ao processo, valoriza questões da vida pessoal de Pinto da Costa, nomeadamente os seus três casamentos, dois dos quais com a mesma mulher e outros relacionamentos, designadamente com Carolina Salgado, apesar de o próprio, quando entrevistado, classificar a sua própria estrutura familiar como coesa. É, ainda, mencionado o corte de relações com Alexandre Pinto da Costa, o filho mais velho, após o primeiro casamento com Filomena Morais, sua antiga secretária no F. C. Porto.

    Contactada pelo JN, a Direcção Geral de Reinserção Social não deu explicações sobre o relatório: "A Direcção-geral de Reinserção Social não comenta procedimentos técnicos previstos na Lei no âmbito de processos judiciais em causa".

    De acordo com informações recolhidas pelo JN, os problemas iniciaram-se quando, depois de Pinto da Costa ter sido ouvido sobre as suas condições sociais, a técnica elaborou o respectivo relatório. Só que, apresentado superiormente, a hierarquia considerou verificarem-se várias falhas e alterou-o em alguns aspectos.

    Fonte próxima e conhecedora do caso explicou ao JN que parte do relatório causou "estranheza" às chefias. "Parecia Deus no Céu e Pinto da Costa na Terra", disse.

    Após as "correcções", o documento regressou à autora para assinatura, mas esta recusou-se a fazê-lo, alegadamente por não concordar com as correcções.

    No final, o relatório acabou por ser enviado para o Tribunal de Gaia com duas assinaturas da mesma pessoa: a coordenadora, por si mesma, e também no lugar da técnica. Esta discrepância é visível no próprio documento final, saído da Direcção Geral de Reinserção Social. Na sequência do episódio, foi definido instaurar um processo de averiguações, com vista a, pelo menos, eventual sanção disciplinar.

    No processo apenas foi feito relatório sobre Pinto da Costa, por ter sido sugerido pelo próprio arguido ao tribunal. Não houve pedido sobre António Araújo e Augusto Duarte, os restantes acusados no caso em que é julgada uma alegada entrega de 2500 euros, num envelope com notas, ao árbitro do Beira Mar-F. C. Porto, da época 2003/04, investigado no Apito Dourado.

    In JN

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...