28 junho, 2008

Nova operação anti-Norte/FCP?

Há uma história que nunca foi contada pelos seus protagonistas e que provavelmente ficará encoberta para sempre. Quando Scolari chegou a Portugal como seleccionador nacional, alguém lhe dever ter dito que, como estrangeiro, arriscava-se a encontrar muita má vontade por parte dos adeptos e da comunicação social lisboeta. Esta era uma situação que não convinha nem à FPF nem ao seu presidente, pois este seria posto em causa se ocorresse uma situação de antagonismo contra a sua escolha para o cargo de seleccionador.

Embora sem provas, não tenho qualquer dúvida de que um plano foi preparado, consistindo em fazer com que Scolari atacasse repetidamente o Norte e o seu lídimo representante FCPorto. Assim, segundo os mentores do plano, Scolari conquistaria a boa vontade e até o entusiasmo de importante fatia de portugueses, constituída por todos os sulistas anti-FCP e ainda por muitos nortenhos - adeptos ou não do FCP - suficientemente símples de espirito para não entenderem o que estava em jogo. Aliás o plano serviria para matar dois coelhos com uma só cajadada. Ao mesmo tempo que se procurava a aceitação popular e jornalística do novo seleccionador, tentava-se menorizar a posição do FCP e seus atletas no contexto do futebol nacional, e adicionalmente chateava-se os "gajos do Norte".

O plano foi executado e resultou. Daí as várias peripécias, que foram desde afirmações descabidas do Sr.Scolari até ao boicote de Vitor Baía e da tentativa de não utilização dos jogadores convocados do FCP, e à ostracização de todo o Norte.

Tudo isto pertence ao passado, e finalmente o Sr.Scolari levou a sua detestável figura para outras paragens. Mas, mais semana menos semana, haverá novo seleccionador, provavelmente estrangeiro. Pergunto-me se irá ser lançada uma segunda edição da Operação anti-Norte/FCP. Em caso afirmativo devemos nós, aqui no Norte e no Porto e sobretudo no FCP, aceitá-la passivamente ou deveremos defender-nos? Sei que esta é uma luta dificil: a Federação está em Lisboa e sobretudo os financiadores da selecção também lá estão. Mas deveremos nós aceitar que nos menorizem sem esboçar defesa? Em minha opinião, NUNCA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...