26 junho, 2008

Afinal, a águia era um abutre!


O abutre é uma ave repelente. Incapaz de caçar pelos seus próprios meios, depende da sorte de encontrar uma presa vulnerável para se alimentar.

Na Natureza, está no ponto mais baixo da cadeia - é um necrófago. Este facto torna-o repugnante, nojento, para os outros seres vivos - excepto para os outros abutres.
Tem um cérebro diminuto, é lento, desajeitado, incapaz de se alimentar caçando presas que dão luta, e por isso faz uma festança quando apanha alguma coisinha para matar a fome. Quando isso acontece, os abutres juntam-se em bando, desesperam-se por algum bocado de carniça que conseguem subtrair da carcaça, e não raro lutam entre si para saciar a fome. Então é vê-los com aquele ar agressivo, uns contra os outros, com o bico adunco coberto de vísceras, ameaçando de morte o seu semelhante por aquele bocadinho de alimento que nenhum mereceu, que não foi capaz de obter, mas que lhe caiu nas garras por obra e graça do destino.

Está condenado a alimentar-se de restos - se tiver a sorte de os receber, já que não tem talento nem aptidão, já que é um incapaz.

(Remetido por Renato Oliveira)

1 comentário:

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...