22 julho, 2008

Nós e os Galegos

Vasco Pulido Valente (VPV) é um cronista indubitavelmente culto e inteligente, mas mais ácido que um limão azedo e, honestamente, nunca me senti muito entusiasmado com as suas crónicas. No entanto, a de sábado passado no Público é muito interessante. Pretende explicar porque é que a tradição cultural portuguesa, desde o princípio do séc. XVIII, tende a ser pessimista. " O pessimismo assenta numa realidade sólida - a pobreza atávica do país (...) A miséria prefere a segurança a qualquer outro valor (...) e escolhe sempre o pequeno ganho a curto prazo(...)"

Aceitando os seus raciocínios como bons ( e eu acho-os muito interessantes) poderia começar a vislumbrar-se a resposta a uma das questões que muito me incomoda. Porque é que nós, nortenhos, revelamos um espirito empreendedor tão menos desenvolvido que o dos nossos irmãos galegos? Será pelas razões apontadas por VPV, " a desconfiança da inovação", o " não se meter em aventuras", tudo isto resultante da segurança que a miséria pretende? Os galegos foram mais pobres do que nós, portanto as causas não devem ser essas. Penso então na semi-autonomia em que eles vivem, longe da ditadura de Madrid, enquanto nós somos cada vez mais esmagados pelo centralismo asfixiante do Terreiro do Paço, e vemos bens e cérebros qualificados numa permanente drenagem centripta, alimentando esse polvo insaciável que é o centralismo.
Acredito que grande parte da resposta possa estar aí, o que representa mais um argumento a reforçar a convicção que uma regionalização é indispensável. Qual regionalização, a que nos (não) querem dar? Acho que essa não serve, e explicarei a minha opinião em proximo post.

2 comentários:

  1. Sabe o que mais me custa, caro Rui Farinas?

    É que esses doutos intelectuais, como o VPV não se disponibilizem para vir cá acima à "província" como eles gostam de dizer (parece até, que vivem em Londres, ou Paris)e debater connôsco essas teorias para ficarmos a saber como se sentem e defendem fora do casulo...

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Rui tenho a entrevista do Rui Moreira e a autorização dele para lha enviar. Se quiser diga-me pelo:manuel_vila_pouca@hotmail.com
    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...